Programa Tupi

“Programa Tupi”

Espaço Experimental

Rádio Web UFPA

Programa Tupi é o nome do segundo episódio da série Ondas do Rádio em destaque no Espaço Experimental. Os trabalhos foram realizados durante a atividade curricular dos alunos e alunas da Faculdade de Comunicação da UFPA, para a disciplina Introdução ao Radiojornalismo, ministrada pela professora Netília Seixas.  

No Programa Tupi, a equipe de estudantes – formada por Joyce Nunes,  Victor Geraldo, Raquel Botelho, Felipe Almeida, Yara Campos e Ana Luiza – narra a linha do tempo do rádio no Brasil, demarcando a origem desse veículo de comunicação em cada região do país.

Dessa forma, este episódio da série destaca o pioneirismo da Rádio Clube de Recife no processo da radiodifusão brasileira, desbancando assim a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que por muito tempo foi considerada a primeira do país. Porém, depois de muitas pesquisas, a Clube de Recife foi oficializada, em 2018, como a precursora do rádio no Brasil. Em entrevista concedida à Agencia Brasil e também utilizada pela equipe do Programa Tupi, o professor e pesquisador Luiz Arthur Ferraretto explica: 

“O cultivo do rádio no sentido de rádio cultura começa em Recife. Isso fica claro olhando toda essa movimentação cultural que existe naquela cidade em torno dessa nova tecnologia que estava surgindo. E pela proximidade  deles em relação aos Estados Unidos, eles recebem as primeiras transmissões de rádio dos Estados Unidos. E ai eles começam a ficar com vontade de fazer e vão começar a fazer com os equipamentos que eles tinham, mas sempre de forma clandestina”.  

E, assim, atualmente a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro se estabelece como a primeira emissora fundada na região Sudeste do Brasil, em 1923. No início, a programação era voltada para a elite brasileira com transmissão de óperas, concertos e recitais de poesias. Uma realidade que foi se modificando de acordo com as mudanças nas demandas e preferencias dos ouvintes.

Com isso, a medida em que o rádio se popularizava novas emissoras iam surgindo no Sudeste, incluindo as rádios Record, Bandeirantes, Globo e a Tupi, no Rio de Janeiro. E mesmo com o surgimento de outras tecnologias e meios de comunicação, no Sudeste, o rádio ainda lidera em audiência, alcançando 88% da população com 1.442 emissoras em funcionamento, segundo pesquisas realizadas em 2021.

No Programa Tupi, você ainda faz um passeio pela história do rádio nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, além de conferir a opinião de especialistas e ouvintes que não abrem mão da informação, entretenimento e companhia que o velho e bom rádio proporciona, seja com a resistência de quem prefere os aparelhos tradicionais, seja com a modernidade e as novas tecnologias e formatos no atual mundo da Internet.           

O Programa Tupi é uma produção dos estudantes da turma de jornalismo 2021: Joyce Nunes,  Victor Geraldo, Raquel Botelho, Felipe Almeida, Yara Campos e Ana Luiza. Para conhecer um pouco mais sobre a História do Rádio no Brasil e no Mundo e as suas transformações ao longo do tempo, não perca os episódios da série Ondas do Rádio.

Reportagem: Denily Carvalho

Compartilhe !

Id:13881

Pular para o conteúdo