Relato de Experiência

“Estágio Supervisionado: Relato de Experiência”

Espaço Experimental

Rádio Web UFPA

Relato de Experiência é o primeiro episódio da série de podcast denominada “Estágio Supervisionado”. O trabalho, dividido em três programas, faz parte da atividade curricular dos alunos do curso de Letras – Língua Portuguesa da UFPA, sob a orientação da professora Maria Helena Rodrigues Chaves, coordenadora de estágios da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará (FALE-UFPA).

Em cada episódio, a série retrata diferentes observações vivenciadas pelos  estudantes, enquanto futuros professores.  Que tipo de escola você gostaria de estudar? Se você tivesse que dar aula em um local como ele seria? São algumas das muitas reflexões abordadas sobre os problemas estruturais da educação brasileira, especialmente, nas escolas públicas da Região Metropolitana de Belém.

Para começar, em Relato de Experiência, as estudantes Yasmin Santos e Elene Martins contam suas impressões como estagiárias nas salas de aula da escola Barão de Igarapé Mirim, localizada na periferia da capital paraense. “A escola possui uma estrutura precária com salas sem portas, janelas com vidros quebrados, paredes riscadas, falta de iluminação, limpeza inadequada, falta de bebedouro em alguns andares, ausência de recursos tecnológico e a falta de ventilação adequada”, lamenta a estagiária Elene Martins.

Uma outra questão apresentada no podcast pelas futuras professoras é a metodologia usada na regência no campo de estágio. Elas relatam que o projeto tinha como tema a desigualdade social e a alfabetização, levando em consideração a falta de estrutura da escola e a dificuldade dos alunos em compreender o conteúdo. Para desenvolver o trabalho, as alunas utilizaram o método da gameficação, que aplica recursos de jogos em um contexto diferente para tornar as atividades mais divertidas, com a sociointeração dos alunos.

“As implicações do uso da gameficação na prática educacional são várias, como por exemplo, despertar grande entusiasmo por parte dos alunos ao participarem das atividades propostas na aula, permitir que o conteúdo possa ser revisto de forma lúdica e mais prazerosa, e por fim, encantar, incentivar e mobilizar várias habilidades como raciocínio lógico, espírito de equipe, de competição, de atenção e de concentração,” relata Yasmin Santos.

Para conhecer mais sobre essa temática e ouvir outros relatos de futuros professores sobre a realidade da educação pública e, ainda, sobre os desafios para construir uma didática que instigue o ensino-aprendizagem, não perca a série “Estágio Supervisionado”. Além de Relatos de Experiência, o Espaço Experimental vai exibir os episódios Profcast e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.

Reportagem: Denily Carvalho

Compartilhe !

Id:12689

Pular para o conteúdo