Hotsite destaca memórias da Facom em mais de quatro décadas de atuação.

Em 2016, para comemorar o aniversário de 40 anos da Faculdade de Comunicação da UFPA, a Rádio Web lançou o hotsite memórias da Facom, com uma programação especial para a data. Os programas contam com a participação de professores, pesquisadores, jornalistas, publicitários e alunos que fizeram e fazem parte da história da instituição.

Nos programas, os entrevistados relembram suas trajetórias, as dificuldades, transformações e conquistas que aconteceram ao longo dos anos na Faculdade. Lúcio Flávio Pinto, Manuel Dutra, Regina Lima, Milton Camargo, Luciana Miranda, Regina Alves e Ismael Machado foram alguns dos convidados do UFPA Entrevista, onde revisitaram suas trajetórias na comunicação, além de suas memórias com a Facom e o movimento estudantil.

A professora Rosaly Brito, por exemplo, relembrou o choque ao entrar na Faculdade durante a ditadura militar. “Eu era uma garota de classe média e tinha saído de um colégio de classe média alta de Belém. Na minha família pouco se falava de política. Quando entrei na universidade eu não tinha noção de que o País vivia em 1978 sob um regime de ditadura. Então o ingresso na universidade pra mim foi como um choque de realidade”, revelou Rosaly.

No hotsite memórias da Facom, você também confere edições do UFPA Ensino que abordou projetos e produções independentes. Na plataforma de Blog, conheça “Os Apocalíticos”, “Belém Mundi” e “Nós Vamos Assim”. Na plataforma audiovisual, tem os projetos “Repórter E” e o “Coletivo Palafita”. Na área do jornalismo cultural, conheça a revista “Na Cuia” e o site “Reduto Cult”. As iniciativas de autoria dos próprios alunos marcaram a história da Facom e conquistaram público dentro e fora da UFPA.

O UFPA Comunidade tratou de projetos de extensão que atuam na área de divulgação científica e produção de conteúdo audiovisual e impresso. Os convidados destacam a importância das ações para a comunicação local, servindo para o exercício do jornalismo e estimulando a divulgação das ações de pesquisa, extensão e de ensino realizadas na universidade.

E entre essas ações estão o projeto Academia Amazônia, a Oficina de Criação, o Jornal primeiras Linhas e o Ocupa Belém. Ação realizada pela Faculdade de Comunicação em parceria com coletivos culturais, movimentos sociais e entidades comunitárias da periferia, o Ocupa Belém integrou as ações pela comemoração do aniversário do curso, promovendo a inserção social da universidade, utilizando as ferramentas de comunicação cidadã, juntamente com coletivos e movimentos sociais.

Dentro das pesquisas em comunicação, o programa UFPA Pesquisa entrevistou os professores Fábio Castro, Elaide Martins, Netília Seixas, Otacílio Amaral, entre outros. Nos programas, eles destacam as discussões acadêmicas no campo da publicidade e do jornalismo, além da comunicação em contextos sociais e a relação entre pesquisa acadêmica e mercado de trabalho.

O ex-professor da Facom e doutor em Sociologia, João de Jesus Paes Loureiro foi entrevistado do programa sobre “Nuances da pesquisa em comunicação”. Ele acredita que “o papel da universidade é dar consistência teórica a um processo profissional. Não pode haver o prazer de uma especulação teórica desvinculada de uma consequência na vida prática das pessoas”.

A história da faculdade de comunicação também está fortemente ligada às lutas do movimento estudantil e para discutir a comunicação em contextos sociais, o programa UFPA Debate especial 40 anos de Facom teve em pauta “O movimento estudantil no curso de comunicação”, que desde de 1979 é representado pelo Centro Acadêmico de Comunicação, o CACO, sempre com um papel de destaque nas lutas em prol da valorização da educação e da universidade pública.

Atualmente, os programas em comemoração aos 40 anos da Faculdade de Comunicação da UFPA estão sendo reprisados durante a programação da Rádio Web, como memórias pelos 45 anos da Facom, completados em fevereiro de 2021. Mas para ouvir, recordar e celebrar a Facom a qualquer momento, basta acessar o hotsite memórias da Facom, em comemoração dos 40 anos da Faculdade em: radio.ufpa.br/projetos/facom-40-anos