Projetos independentes Blogs: memórias Facom 45anos

Nós Vamos Assim, Os Apocalípticos e Belém Mundi são os blogs em pauta nesta edição do UFPA Ensino, que relembra um pouco mais da história da Faculdade de Comunicação da UFPA, por meio dos projetos extracurriculares desenvolvidos por alunos e ex-alunos da Facom.

As convidadas desta edição foram Amanda Campelo, então recém-graduada em Jornalismo e representante do blog de moda Nós Vamos Assim; Fábia Sepêda, então estudante de Jornalismo e representante do blog Os Apocalípticos; e Yasmin Nogueira, então estudante de Jornalismo e representante do blog Belém Mundi.

As convidadas comentaram um pouco sobre o surgimento e a trajetória dos projetos Nós Vamos Assim, Os Apocalípticos e Belém Mundi. E, ainda, sobre os desafios que envolvem os projetos independentes. Fábia Sepêda, d’Os Apocalípticos, contou que a ideia para o blog surgiu no período anterior à greve de 2012, quando ela e um grupo de colegas, todos calouros, buscavam uma maneira de exercitar o jornalismo que aprendiam em sala de aula na prática.

Yasmin, do Belém Mundi, falou que o blog surgiu na disciplina Laboratório de Jornalismo Digital, com o objetivo de divulgar um lado da cidade de Belém pouco retratado nas mídias. Já Amanda, do Nós Vamos Assim, explicou que uma inquietação própria com os blogs de moda existentes foi o ponto de partida para a criação do projeto, que começou como fanpage no Facebook, em 2013.

Quanto às dificuldades enfrentadas por quem é estudante e busca administrar seu próprio projeto, Fábia destaca a conciliação entre estudo e atividades extracurriculares como a principal. Ela diz que, no caso d’Os Apocalípticos, esse problema foi surgindo à medida que os integrantes começaram a estagiar e a se envolver em outras atividades, mas que, apesar dos empecilhos, a vontade de continuar prevaleceu.

Fábia e Amanda também apontaram a maneira de lidar com a internet, as redes sociais e as novas tecnologias em geral como um desafio presente no dia-a-dia dos blogs. Já Yasmin apontou para as complicações na hora de ir em busca de entrevistados para as matérias temáticas do Belém Mundi.

Amanda destacou, ainda, que a inquietude e a vontade de se encontrar dentro do campo da Comunicação são fatores que motivam muitos estudantes a criar projetos independentes e que buscar experiências fora da faculdade pode ser um elemento de motivação e diferenciação na vida profissional. Nesse contexto, Fábia também reiterou a importância desses projetos no sentido de ir além do que é oferecido na graduação e buscar novas maneiras de aprender e praticar.

Esta e outras edições do UFPA Ensino sobre os projetos independentes criados pelos alunos da Faculdade de Comunicação ao longo da história você acompanha nas reprises deste mês na programação da Rádio Web UFPA. Além disso, os programas também pode ser ouvidos e baixados no hotsite Facom 40 anos, no link: https://radio.ufpa.br/projetos/facom-40-anos/. Neste endereço, você também encontra todo um importante acervo de memória da Facom nas suas quatro décadas de existência.

Na programação da Rádio Web UFPA, fique atento aos horários do UFPA Ensino sobre os blogs Nós Vamos Assim, Os Apocalípticos e Belém Mundi, nesta semana:
Quarta-feira: 10h
Sexta-feira: 19h