“Liberdade pra mim é isto: Não ter medo” – Nina Simone no documentário Whatever happened, Miss Simone? (2015)
Personalidade revolucionária dos anos 60 e dona de uma das vozes femininas do mundo do Jazz, Nina Simone é a homenageada desta edição do Memória Musical.
Eunice Katheen Wayon nasceu em Tryon, em 1933, e desde os três anos de idade era pianista clássica. Ao longo da carreira, foram 27 discos lançados, privilegiando gêneros como o Jazz, o Blues e a Soul.
Paralelo a isso, Nina usava a música para denunciar o sistema de segregação racial norte-americano da época, com composições emblemáticas para a luta pelos direitos civis dos negros.
A jornada artística rendeu à Nina Simone 15 indicações ao Grammy, recebeu o prêmio Grammy Hall Fame em 2000 e, dois dias após a sua morte, o Instituto Curtis da Filadélfia, que recusou a sua entrada para estudar piano clássico, concedeu à artista um diploma honorário.
Acompanhe o Memória Musical dessa semana e conheça mais sobre a carreira e aspectos pessoais da voz por trás do grande sucesso do Blues “Felling Good”. Relembre ainda outros clássicos, como “Strange Fruit” e “Old Jim Crow”.
Apresentação: Guillia Moreira e Graziela Ferreira
Produção e Roteiro: Graziela Ferreira
Gravação e montagem: Éder Monteiro
O Memória Musical vai ao ar às sextas-feiras, às 17h e 23h.
Horários alternativos: Sábado, Domingo e Terça-feira, às 13h e 22h.