Tom Jobim

Nesta edição do Memória Musical, relembre a trajetória de Tom Jobim. Nascido em 13 de maio de 1929, na cidade do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim foi um dos grandes nomes da música popular brasileira e é considerado um dos pioneiros da bossa nova.

O gosto pela música começou cedo. Tom Jobim pertencia a uma família de artistas, seu pai era poeta, sua avó tocava piano e seus tios eram seresteiros. Após a morte do pai, Tom recebeu incentivo do padrasto que o presenteou com um piano. Aos 14 anos ele já tocava músicas “de ouvido”.

Consagrou-se como uma das grandes intérpretes do gênero bossa nova. Juntamente com Vinícius de Moraes, compôs e cantou canções de grande sucesso como “Garota de Ipanema” e “Chega de Saudade”. Conhecido internacionalmente, Tom ajudou a popularizar o gênero no mundo todo ao gravar discos com o saxofonista Stan Getz e com o cantor Franklin Sinatra.

O pianista de voz suave, pausada e meiga morreu em 8 dezembro dede 1994, mas seu legado musical permanece vivo com sucessos como ““Pela luz dos olhos teus”, “Águas de março”, “Se todos fossem iguais a você”, “Eu sei que vou te amar”, entre tantos outros sucessos que você neste programa.

Para acompanhar um pouco da vida e obra do cantor e compositor Tom Jobim, não perca esta edição da Memória Musical.

Apresentação: Roberta Pureza e Karen Alcântara
Produção e roteiro: Helando Fragoso
Gravação e montagem: João Nilo, Karla Guimarães e Lauro Feio
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O Memória Musical vai ao ar às sextas-feiras, às 17h e 23h.
Horários alternativos: sábado, domingo e terça-feira, às 13h e 22h.

Compartilhe !

Id:5734

Pular para o conteúdo