Blocos Econômicos é o tema desta edição do Sintonia Enem, antigo UFPA na Madrugada. No programa, o jornalista Fabrício Queiroz conversa com o professor de geografia Kevin Gabriel, que explica o processo de criação, as etapas de integração e todos os detalhes sobre os Blocos Econômicos no mercado mundial.
Nesse sentido, a primeira organização econômica foi a Benelux, formada por Bélgica, Holanda e Luxemburgo, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Atualmente, essa aliança é conhecida como União Europeia, o bloco mais antigo é considerado, também, o mais importante entres os outros existentes como a USMCA, sigla em inglês que corresponde ao acordo entre Estados Unidos, México e Canadá, também chamado de NAFTA 2.0. Além da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), que envolve 21 países. E do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que engloba Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
No Sintonia Enem, o professor Kevin Gabriel explica, ainda, que os blocos econômicos tiveram uma explosão na década de 1990, após o fim da Guerra Fria, quando o planeta passou a ter uma Nova Ordem Mundial, de caráter multipolar. “Nesse sentido, os países do mundo, agora livres do período da Guerra Fria, livres daquele conflito entre Estados Unidos e União Soviética, vão começar a estabelecer cada vez mais alianças econômicas, e aí os blocos surgem com essa perspectiva”.
Mas o que são blocos econômicos, afinal? “São acordos supranacionais, ou seja, entre vários países que estabelecem o que a gente chama de áreas de livre comércio. Eles se aproveitam muito do avanço das tecnologias da comunicação. E, com o advento da globalização, os blocos ganharam uma relevância tremenda, principalmente, a partir da 3° Revolução Industrial ”.
Durante o programa, o professor também detalha os quatro níveis de integração dos blocos econômicos: a Zona de Livre Comércio, a União Aduaneira, o Mercado Comum e a União Política, Econômica e Monetária. Ele cita, ainda, que a União Europeia é o bloco econômico que melhor expressa esse projeto de organização e integração regional, englobando todos os níveis de intercambio econômico e adotando o euro como moeda oficial dos países membros.
E para saber mais sobre Blocos Econômicos, um tema recorrente nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, não perca esta edição do Sintonia Enem. O programa vai ao ar diariamente, às 15h, na Rádio Web UFPA.
Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção: Kelly Pinheiro e Lívia Leoni
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
Imagem: https://www.suno.com.br/artigos/