Acidentes domésticos na infância não é brincadeira

Nesta edição do UFPA Comunidade, saiba mais sobre o projeto de extensão Acidentes Domésticos Na Infância Não É Brincadeira, que visa à conscientização e à prevenção de acidentes domésticos de crianças.

O projeto Acidentes Domésticos Na Infância Não É Brincadeira é apoiado pelo edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX 2021) e realizado pela Faculdade de Enfermagem da UFPA, tendo a Prof. Drª Edficher Margotti como coordenadora. A docente é doutora em pediatria e saúde da criança e conta com a colaboração 16 voluntários e uma bolsista nesta iniciativa.

“O nosso projeto foi criado a partir da comprovação de trabalhos científicos e acadêmicos e foi constatado que é um problema de saúde mundial e que tem altas taxas de mortalidade. A partir daí percebeu-se a necessidade de haver projetos de extensão, programas educativos que visassem a orientação dos pais, dos cuidadores e da própria criança quanto à segurança dentro de casa e como reduzir essa taxa de hospitalização infantil”, relata a bolsista do projeto Anne Letice.

Além disso, conscientizar e formar cidadãos capazes de transformar uma realidade social e intensificar as atividades da universidade com a comunidade são também pilares do projeto. Para a estudante Anne Letice, as ações educativas do projeto podem ter um grande impacto na promoção da saúde das crianças.

“É de suma importância, a nossa temática com relação aos acidentes domésticos, se os pais ou acompanhantes de uma criança não tiverem uma noção muitas vezes podem acontecer agravamentos de um acidente como, por exemplo, se uma criança estiver engasgada e se não forem feitas as manobras corretas para a realização do desengasgo ou quando há queimaduras e não souber como se proceder, muitas vezes pode piorar e vir até mesmo a óbito”, explica Anne Letice.

O projeto é realizado na ala pediátrica do Hospital Barros Barreto, onde é feito o acolhimento, diálogo e as atividades educativas; e, atualmente, promove divulgações por meio do perfil no Instagram @enfped_ufpa. Um dos diferenciais do trabalho é a aposta em abordagens lúdicas para aproximar o público da temática. “As ações do projeto contam com o teatro de fantoche e a partir dele nós realizamos palestras, rodas de conversas, vídeos educativos, atividades lúdicas utilizando jogos de memória, tinta guache, quebra-cabeças, tudo visando as crianças e os pais; e essas atividades estão sempre relacionadas aos acidentes domésticos na infância”, conta Anne Letice.

Para conhecer ainda mais sobre o projeto Acidentes Domésticos Na Infância Não É Brincadeira, não perca esta edição do UFPA Comunidade!

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Victor Lorran
Gravação e montagem: João Nilo

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h.
Horários alternativos: Domingo, às 17h, e terça-feira, às 15h.