Grupos de pesquisa do PPGCom-UFPA participam do II PesquisaCom

A segunda edição do PesquisaCom: Seminário Interprogramas em Comunicação das regiões Norte/Nordeste/Centro-Oeste traz duas grandes novidades: a presença da região Centro-Oeste e a apresentação de relatos de pesquisas dos discentes em três rodas de conversa temáticas no período da noite, das 19h às 21 horas, com os temas Comunicação e decolonialidade (dia 16), Comunicação e pandemia (dia 17) e Informação, desinformação e incomunicação (dia 18). Nas manhãs e tardes, as sessões serão voltadas às apresentações de Grupos de Pesquisa, gerando um importante painel das pesquisas em Comunicação realizadas nas três regiões do país.

No total, 68 grupos de pesquisa, vinculados à 16 Programas de Pós-graduação de universidades públicas irão apresentar um resumo do portfólio das pesquisas que desenvolvem, organizadas sob seis grandes eixos e interfaces: i) Comunicação, Tecnologia e Inovação; ii) Comunicação, Política e Movimentos Sociais; iii) Estudos em Jornalismo; iv) Comunicação, Cultura e Consumo; v) Comunicação, Meio Ambiente e Ciência e vi) Comunicação, Estética, Narrativas e Audiovisual.

O evento, totalmente virtual e gratuito, conta com a realização do PPgEM da UFRN em parceria com os PPgCOMs da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA – Imperatriz), da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). As inscrições como ouvinte seguem abertas e podem ser feitas em toda a programação no site.

PPGCOM -UFPA no II PesquisaCom

Ao todo, 12 Grupos de Pesquisas (GP) do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA) – a maior presença de grupos de um mesmo PPG – participam ao longo dos três dias de evento. Também é expressivo o número de discentes do PPGCOM-UFPA a participarem das Rodas de Conversa. Do total de 56 resumos de pesquisa enviados por discentes de 12 Programas, cerca de um terço deles foram de alunos de mestrado e doutorado do PPGCOM da UFPA que responderam ao chamado do evento e enviaram previamente, via formulário, um resumo de suas pesquisas, demonstrando interesse em participar das rodas e, caso selecionados por critério de maior afinidade temática, abrir e estimular o debate. Dos alunos do PPGCOM-UFPA, seis resumos foram selecionados para abrir as noites do II Pesquisacom, dois em cada tema das Rodas de Conversa (ver tabela ao final).

As Rodas de Conversa terão, portanto, como formato, um tempo inicial de relatos de pesquisa discente previamente selecionados (com falas de até cinco minutos) seguidos por diálogo e debate aberto aos inscritos presentes na sala virtual (com falas de até três minutos).

O II PesquisaCom Norte, Nordeste e Centro-Oeste tem como finalidade ampliar o diálogo inter-regional a partir do momento em que visibiliza e possibilita a troca de experiências, o reconhecimento de temáticas e objetos de estudo, de referenciais teóricos e metodologias utilizados nas pesquisas em Comunicação desenvolvidas nessas regiões do país. Fortalecer a produção acadêmica e estreitar parcerias em publicações, pesquisas e atividades de ensino e extensão fazem parte deste projeto que já se torna um marco para o calendário acadêmico.
A programação completa do II PesquisaCom você confere no site do PPgEM. A inscrição é simples e gratuita, basta clicar no link.

Texto: PPGCOM-UFPA
Reportagem: Fabrício Queiroz