Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas federais, estaduais e particulares, o Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G) é tema do UFPA Ensino desta semana.
O PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no Brasil. A UFPA é uma das instituições em Belém que possui convênio com o programa. Para falar mais sobre o PEC-G, recebemos no estúdio da Rádio Web UFPA a atual coordenadora do programa na UFPA, Julieta Jatahy, e o estudante estrangeiro Israël Hounsou, que também faz parte da Associação dos Estudantes do Programa PEC-G (AEPEC-G).
Além de falar como é o processo de entrada destes estudantes vindos de outros países por meio do programa, Julieta Jatahy destaca a relação que estes estudantes constroem com a universidade e com os estudantes brasileiros.Israël Hounson destaca também que se manter em um país com cultura e costumes diferentes é muito difícil e que requer esforço para conseguir cumprir os requisitos exigidos pelo programa.
Ele também fala do apoio que a Associação dos Estudantes oferece para os novos ingressantes estrangeiros que chegam anualmente e de como ainda existe, na comunidade acadêmica brasileira, o desconhecimento sobre a cultura de quem vem de fora, o que acaba reforçando estereótipos e preconceitos dentro do ambiente universitário. Atualmente, o principal público atendido pelo PEC-G é de estudantes vindos de países africanos.