Dez anos da Rádio Web UFPA: Entrevista com Luciana Miranda

Nesta edição do UFPA Entrevista você confere o bate-papo com a fundadora da Rádio Web UFPA, professora Luciana Miranda. Atualmente, a professora atua na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mas dedicou 17 anos de sua trajetória à UFPA e ainda integra o Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da instituição.

No programa, a professora conta como foi o início da Rádio Web, que era “um sonho antigo da comunidade acadêmica”. O veículo nasceu em 2009, como um dos resultados do trabalho de um grupo de pesquisas que, entre outras ações, debruçou-se na história do rádio na Amazônia. “O embrião do projeto começou a ser desenvolvido em 2006, a partir de estudos de experiências realizadas em outras regiões, a partir das necessidades da Universidade em dialogar com a sociedade e com a própria comunidade universitária”, ressalta a professora Luciana Miranda.

A pesquisadora destaca a importância da convergência digital, especialmente em um estado com as dimensões do Pará, em que a UFPA está presente também no interior. “A internet não vai tirar do rádio a importância que ele tem, na verdade ela vai contribuir para que o rádio ganhe ainda mais força ao chegar em lugares que antes não chegava ou chegava de modo precário, do ponto de vista técnico”.

Para saber mais sobre essa trajetória de dez anos da Rádio Web UFPA, sua programação e seu papel na divulgação cientifica da instituição, não perca esta edição especial do UFPA Entrevista.

Apresentação, produção e roteiro: Thaiane Martins
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O UFPA Entrevista vai ao ar todas as segundas-feiras e quartas-feiras, às 15h, e nas terças e quintas às 19h.