Estantes Paraenses

Nesta edição do UFPA Entrevista conheça o projeto Estantes Paraenses, uma biblioteca somente com obras de autores paraenses dos mais diversos gêneros, localizada no Instituto de Ciências da Educação (ICED).

Para conversar sobre o assunto recebemos no estúdio o professor Paulo Demétrio, integrante do Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação do Leitor (GELAFOL,) vinculado ao ICED. O grupo é responsável pela campanha de arrecadação de obras para a biblioteca.

De acordo com o professor, a produção literária paraense é grande, porém pouco encontrada em bibliotecas públicas da cidade, inclusive as universitárias. “Desde 2013, quando nosso grupo de estudos foi criado, a gente vem desenvolvendo estudos, pesquisas, em relação a produção literária na Amazônia paraense, […] A gente tem identificado que existe uma grande produção de literatura, muitos escritores estão produzindo, mas essas obras não têm chegado aos espaços públicos de leitura. E esses espaços públicos incluem as bibliotecas universitárias. Por conta disso, a gente resolveu iniciar uma campanha para ampliar o acervo do Instituto de Educação e também da sala de leitura veiculada ao instituto, que vai contribuir com a formação de professores”.

Na entrevista, o professor Paulo Demétrio conta também um pouco da trajetória do grupo de pesquisa GELAFOL. Criado em 2013, inicialmente vinculado somente a graduação, hoje abrange também o PPGE UFPA. O grupo trabalha com literatura paraense e suas atividades abrangem inclusive outros municípios do Estado.

O projeto Estantes Paraenses é aberto, e qualquer pessoa pode contribuir com obras de escritores paraenses. Os pontos de coleta são no ICED, na UFPA. Na diretoria do instituto, e na própria biblioteca, de 8h às 20h, no campus profissional. Para saber mais sobre o projeto e o grupo de pesquisa, não perca esta edição do UFPA Entrevista!

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Elyne Oliveira
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

Compartilhe !

Id:7254