I Exposição da Biodiversidade

I Exposição da Biodiversidade, na UFPA

A I Exposição da Biodiversidade está em destaque nesta edição do UFPA Entrevista, com o estudante de Ciências Biológicas Alysson Luiz e a professora Maria Cristina dos Santos Costa, que conversam no programa com a jornalista Elissandra Batista.  

O evento ocorre nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2022, no espaço denominado Vadião, no campus da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém. Organizada por alunos e professores do Instituto de Ciências Biológicas, a I Exposição da Biodiversidade é resultado de disciplinas ministradas pela professora Maria Cristina dos Santos Costa, para incentivar o protagonismo dos estudantes com as temáticas discutidas na sala de aula.

“Está sendo uma experiência maravilhosa trabalhar na organização do evento. E a gente espera alcançar um público bem expressivo, porque é muito importante que a comunidade perceba o quão rico é a biodiversidade amazônica e tenha acesso a todos os tipos de informação sobre a área da biologia também”, comenta Alysson Luiz.

Apresentar para a comunidade os principais grupos dos representantes da diversidade amazônica, por meio de diversas áreas da biologia é o principal objetivo da exposição. A professora Maria Cristina, que também coordena o projeto de extensão ConViva, destaca que terão vários estandes. E os pesquisadores vão expor e explicar um pouco do trabalho realizado pelo ICB/UFPA, nas áreas de paleontologia, biologia marinha, plantas e animais vertebrados e invertebrados.

“A gente está tentando trazer também uma etnia Tembé. Estamos inclusive em busca de apoio para conseguir trazer os indígenas porque eles fazem parte da história da Amazônia. E não dá para separar as pessoas de outros animais, plantas e outras formas de vida. O ser humano está inserido nesse cenário. Então gostaríamos muito de trazer um pouco do conhecimento e da cultura indígena. Estamos enfrentando algumas dificuldades, mas estamos tentando contornar”, destaca Maria Cristina.

Aberta a sociedade de modo geral, além do ICB, a I Exposição da Biodiversidade da Amazônia conta também com o apoio da Pró-reitora de Extensão (Proex) e da Coordenadoria de Acessibilidade (Coacess). A intensão, de acordo com os organizadores, é realizar um evento o mais inclusivo e acessível possível, com interpretes de LIBRAS, e em um local com boa mobilidade e poucas barreiras físicas.

Além disso, a exposição vai contar com um grupo de monitores para atender principalmente as escolas e alunos com algum tipo de deficiência. Tudo para tentar incluir essas pessoas no lugar de direito delas, que, nesse caso, é a oportunidade de aumentar os seus conhecimentos sobre a biodiversidade na Amazônia.

A I ExpoBio também pretende ser um espaço para mostrar um pouco da produção e da importância da universidade pública para a sociedade. “Outra questão é mostrar que a nossa Universidade é um ambiente aberto e que respeita a diversidade. Não só a diversidade em relação a biodiversidade, mas a diversidade humana também. E eu acho que todos que participarem desse evento vão perceber um pouco dessa nossa capacidade de respeitar a diversidade natural e social”, reforça a professora Maria Cristina.

Serviço:

I Exposição da Biodiversidade

Dias: 28, 29 e 30 de junho de 2022 .

Local: Espaço Vadião, no campus da UFPA, no Guamá, em Belém.

Imagem: https://boasnovasmg.com.br/2020/11/02/brasileiro-ama-a-amazonia-e-quer-preservacao-da-floresta/     

   

          

Compatilhe !

Id:10769