Guamá Bilíngue

O projeto de extensão Guamá Bilíngue é o destaque desta edição do UFPA Comunidade. A jornalista Elissandra Batista conversa com a professora Rita de Cássia Paiva, coordenadora da iniciativa, e com Isaac Daniel, ex-aluno do Guamá Bilíngue e atual discente do curso de Letras – Espanhol/UFPA.

Implantado em 2009, o Guamá Bilíngue é um trabalho vinculado à Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas – FALEM/UFPA. A equipe oferece ensino da Língua Espanhola para alunos de escolas localizadas nos bairros periféricos de Belém.

Mas de acordo com a professora Rita de Cássia, o principal objetivo do projeto é reduzir o preconceito social e a violência entre os jovens. “Nossa intenção é atender aqueles estudantes que apresentam problemas no processo de ensino-aprendizagem. Nós pensamos que incentivá-los a estudar um idioma pode ajudá-los a reelaborar a visão que eles têm da educação e do próprio futuro deles”, esclarece a coordenadora do projeto.

As ações do Guamá Bilíngue começaram pelo bairro do Guamá, em Belém, voltadas aos alunos das escolas estaduais Barão de Igarapé Miri e Alexandre Zacharias Assumpção. A professora Rita destaca que, ao longo dos anos, a iniciativa se expandiu e já alcançou escolas dos bairros Tapajós e Jardim Sideral, por exemplo. Além disso, o projeto faz parcerias com centros e organizações de bairros.  

“Nós temos tido uma parceria muito produtiva com o Movimento República de Emaús. Os alunos estão tendo aula lá mesmo, do Guamá Bilíngue. Geralmente, são duas turmas, uma à tarde e uma de manhã, e, eventualmente, quando é muito necessário, a gente começa com duas turmas de tarde, dependendo do número de inscrições”, destaca a professora Rita de Cássia.   

Atualmente, o Guamá Bilíngue conta com uma equipe multidisciplinar, que inclui psicólogo e especialista em Direitos Humanos. Além disso, os estudantes da FALEM/UFPA atuam como professores bolsistas e voluntários no projeto. Entre as pessoas que trabalham voluntariamente na ação está o Isaac Daniel, discente do curso de Letras – Espanhol/UFPA.

Ele conheceu o Guamá Bilíngue, em 2016, quando fazia o nono ano do ensino médio na Escola Nagib Coelho Matni, no bairro Jardim Sideral. “O projeto abriu a visão dos participantes, principalmente a minha! Porque hoje eu estou aqui na Universidade buscando já uma segunda formação. E com certeza as aulas de espanhol do Guamá Bilíngue abriram totalmente a nossa mente sobre a importância da educação”, afirma Isaac.

Por levar educação e conhecimento a áreas pouco privilegiadas com políticas públicas, o Guamá Bilíngue já recebeu diversas premiações em níveis nacional e internacional. Para conhecer mais todos os detalhes do projeto e saber como participar, não perca esta edição do UFPA Comunidade. O programa vai ao ar toda sexta-feira, às 11h, com reprise às segundas-feiras, às 20h.  

Apresentação, produção e roteiro: Elissandra Batista

Reportagem: Giovanna Martini

Gravação e montagem: João Nilo

Supervisão e edição: Elissandra Batista

Imagem: Portal UFPA

Compartilhe !

Id:10807

Pular para o conteúdo