O IX Fórum Bienal de Pesquisa em Artes é o tema desta edição do UFPA Entrevista com a professora Valzeli Sampaio. A programação ocorre de 16 até 20 de dezembro, na Casa das Artes, em Belém.
O objetivo é difundir e ao mesmo tempo rever os resultados das pesquisas desenvolvidas intra e extra academia, estabelecendo um diálogo que permita maior inserção da pesquisa na sociedade. Paralelamente, ocorre ainda outras duas programações, o Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap) e a Jornada Arte Educação do Prof-Artes.
O IX Fórum Bienal de Pesquisa em Artes tem como tema “Cruzamentos da Arte”. De acordo com a professora Valzeli Sampaio, esse é o momento em que a arte e o olhar dela ultrapassam outras barreiras e nos fazem pensar de outra forma sobre assuntos como questões raciais e de gênero.
A professora ressalta também a importância do posicionamento político do evento, especialmente em um momento em que os movimentos artísticos e autorais, vem sendo duramente censurados. Além disso, durante a entrevista ela conta um breve histórico do evento e os resultados do trabalho de promoção da visibilidade das pesquisas em artes na região amazônica.
Lembrando que o IX Fórum Bienal de Pesquisa em Artes será realizado de 16 a 20 de dezembro, já o Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas será no dia 16/12 com o apoio do Fórum, e a Jornada Arte Educação do Profartes acontece nos dias 17 e 18/12, na Casa das Artes.
O evento é aberto ao público e qualquer pessoa com interesse no tema pode se inscrever. Para mais informações sobre o IX Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, acesse o site. Para saber mais sobre o evento, não perca esta edição do UFPA Entrevista!
Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Elyne Oliveira
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz