Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Sustentabilidade

Nesta edição do Universidade Multicampi o tema em destaque é o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Sustentabilidade, grupo de pesquisa coordenado pelo professor Dioniso Sampaio, do campus da UFPA em Bragança.

O grupo de pesquisa foi iniciado em 2018 e trata sobre questões como a sustentabilidade e a educação empreendedora. O professor Dioniso Sampaio descreve o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Sustentabilidade como um lugar de se fazer pesquisa e se promover ensino e extensão, fornecendo um espaço para os alunos terem a oportunidade de exercitar esse tripé.

O docente Dioniso Sampaio é graduado em Engenharia de Pesca, com mestrado e doutorado em Biologia Ambiental. Durante o programa o professor relata suas experiências aqui na região, que começaram quando veio fazer mestrado na UFPA. Desde então, são 12 anos dedicados à Universidade.

Questões ligadas à sustentabilidade também são frisadas no decorrer da entrevista. O professor chama atenção sobre como a Universidade deve se empenhar nessa temática, buscando construir uma relação da prefeitura do campus com os Institutos que fomente na comunidade acadêmica uma responsabilidade ecológica para que ações sustentáveis sejam postas em prática. “Nós colocamos em prática algumas coisas, mas podemos colocar muito mais, ainda é muito pouco”, diz ele.

Para saber mais sobre o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Sustentabilidade, não perca esta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação, produção e roteiro: Joel Cardoso