História, diversidade etnocultural, lutas e conquistas dos povos indígenas estão em pauta na grade de programas da Rádio Web UFPA durante toda essa semana, em alusão ao Dia do Índio, celebrado nacionalmente em 19 de abril.
O UFPA Entrevista, inserido nessa programação especial, traz como convidada Márcia Kambeba, indígena da etnia Kambeba, mestra em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas e professora da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará. Márcia, além da atuação acadêmica, é também artista e ativista da causa indígena.Durante o programa, Márcia fala sobre os desafios enfrentados para fazer a graduação em Geografia, quando ainda não havia políticas afirmativas nas universidades. Ela também comenta o tema estudado no mestrado, sobre cultura, identidade e afirmação da sua etnia, os Kambeba, e ressalta a importância de alunos indígenas estudarem seus povos e da academia se abrir verdadeiramente a eles, numa troca de saberes.Márcia também discute os preconceitos sofridos por indígenas, chegando ao extremo de assassinatos. Para ela, só a educação pode combater a discriminação. A professora opina que o Dia do Índio, mais que um dia de comemoração, deve ser um dia para reflexão sobre essas questões, inclusive a ideia errônea de que, por morar em centros urbanos ou usar tecnologias, indígenas perderiam sua identidade.
A ativista também explicou que exerce sua militância através da arte, por meio de várias linguagens, como fotografia, música e poesia. Ela já lançou um livro, “Ay Kakyri Tama”, e está escrevendo outras obras. O programa termina com a poeta recitando um de seus poemas.