Feira em Belém aproxima a população da Ciência, Tecnologia e Inovação.

As comemorações da Semana Nacional de Ciência de Tecnologia estão sendo realizadas em todo o Brasil. Em Belém, uma das programações é a 8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET). A abertura ocorreu nesta terça-feira (24), na Estação das Docas, e atraiu uma multidão. Um dos destaques da programação foi a palestra do astronauta Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a ir ao espaço. Para ele, aproximar os jovens da ciência e da tecnologia é importante para a educação e o crescimento do país.

“Começando por eventos como este, buscando provocar as nossas autoridades eleitas para mostrar a eles a importância da ciência, da tecnologia e da educação, principalmente. Isso não é custo, é investimento. Precisamos de investimentos desse modo, para lá na frente ter uma geração que não vai passar pelos mesmos problemas de hoje, seja na saúde, na segurança. A educação está na raiz da solução de todos esses problemas. Mas temos o poder, o poder do voto, o poder do convencimento, da pressão que podemos fazer por coisas positivas, uma agenda positiva para o país lá na frente”, destaca Marcos Pontes.

Com o tema “A matemática está em tudo”, a Feira busca mobilizar a população, em especial crianças e jovens para as atividades científicas. De acordo com a Gerente de Ciência e Tecnologia da SECTET, Amarilis Aragão, o evento é uma forma de disseminar a produção de conhecimento do Pará. “Porque buscamos instituições públicas e privadas, de pesquisas como, por exemplo, o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Instituto Evandro Chagas. Então, reunimos todas essas instituições e colocamos em um lugar onde irão trazer todos os produtos de ciência e tecnologia de suas empresas, de seus trabalhos, de seus laboratórios”, explica.

Um dos atrativos do evento é mostrar a ciência de maneira interativa e acessível, principalmente para crianças e adolescentes de escolas de ensino público. Vários produtos chamavam a atenção de quem passava pelos estandes, como o gerador eletroestático de Van Der Graff, que fazia arrepiar os pelos do corpo. Para a estudante Letícia Mayara Vilhena, da Escola Miguel Pernambuco Filho, a feira foi uma oportunidade de discutir ciência e também consciência ambiental. “O que mais me chamou atenção foi um curso de matemática, em que há vários jogos e até mágica. Fizeram uma comigo. Eu aprendi, também, que não devemos poluir os mares e os rios. Isso me tocou muito”, conta a estudante.

Já para o estudante do ensino médio Paulo Vitor Vieira, da Escola Técnica Magalhães Barata, a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação também foi um incentivo a mais para cursar uma carreira na área de Engenharia. “Eu, particularmente, já tinha certeza que iria fazer engenharia civil. Agora eu tenho mais certeza ainda, porque é uma área que amo e que gosto. Mas, é sempre interessante conhecer mais sobre os outros cursos. Conhecimento nunca é demais”, revela o Paulo Vitor.

Serviço: A 8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação pode ser visitada até quinta-feira, dia 26, na Estação das Docas, em Belém. A programação pode ser acessada aqui.

Reportagem: Hojo Rodrigues