Dinâmica do fogo na Amazônia

O avanço do fogo sobre a floresta é uma das grandes preocupações de governos, pesquisadores, ambientalistas e da sociedade como um todo há vários anos. Nesta edição, o UFPA Pesquisa aborda o tema Dinâmica do Fogo na Amazônia em uma entrevista com a doutora em Recursos Florestais e Conservação e Diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Ane Alencar.

A pesquisadora esclarece que devido ao fato da floresta amazônica ser uma floresta tropical úmida, com baixa incidência de incêndios, a ocorrência de queimadas não é natural, ou seja, a dinâmica do fogo tem uma grande contribuição da interferência humana.

Ane Alencar explica, ainda, que existem três tipos principais de fogo que afetam a região: um primeiro que é oriundo do desmatamento, um segundo provocado para a limpeza de pastagens, que juntos colaboram para o terceiro tipo que são os incêndios florestais. Ela afirma que, apesar do desmatamento ocorrer em menor incidência e em menores áreas atualmente, é um dos principais agentes do fogo na região. “De fato, para a gente combater o fogo na Amazônia é fundamental que se combata o desmatamento”, assegura a pesquisadora.

Ao longo da entrevista, Ane Alencar apresenta os principais fatores que colaboram com esse fenômeno e aponta maneiras eficientes de combatê-lo. Além disso, aborda os danos desse problema em diferentes escalas. Uma das questões tratadas é a alta ocorrência de queimadas em terras públicas não destinadas, em regiões como São Félix do Xingu, Altamira e BR-163.

Outro ponto preocupante relacionado à dinâmica do fogo na Amazônia são as consequências para todos os amazônidas, seja no ambiente urbano ou rural, onde a convivência com o ar poluído torna-se cada vez mais prejudicial à saúde e afeta também as principais fontes de alimentação da população.

Atualmente, o IPAM vem desenvolvendo ferramentas e tecnologias para que a população indígena local possa monitorar e denunciar esses impactos por meio do Sistema de Observação e Monitoramento da Amazônia Indígena (SOMAI). Outra preocupação da instituição é com o engajamento em ações como o GLF Amazônia, um fórum global que tem como foco a realidade e o debate sobre alternativas para diversos aspectos deste bioma.

Os detalhes sobre as iniciativas do IPAM e mais esclarecimentos sobre a Dinâmica do Fogo na Amazônia você confere neste ouvindo a íntegra deste programa.

Apresentação, produção e roteiro: Fabrício Queiroz
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Pesquisa vai ao ar todas às quintas-feiras, às 10h.
Horários alternativos de exibição: sexta-feira, às 15h / domingo: às 10h

Compartilhe !

Id:8659

Pular para o conteúdo