Racismo ambiental, no contexto dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia, é o tema desta edição do UFPA Pesquisa. No programa, o jornalista Fabrício Queiroz conversa com a professora Nazaré Rebelo, da Universidade da Amazônia, campus Santarém.
Advogada e doutora em Ciências Sociais, Nazaré Rebelo desenvolveu a tese de doutorado no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA, com o tema “Um caso de racismo ambiental: representações sociais, políticas e ambientais de populações quilombolas”.
Embora a pesquisa da professora tenha o foco na comunidade do Abacatal, em Ananindeua, o racismo ambiental prolifera em várias outras localidades amazônicas. “Nós temos isso presente desde que a Amazônia começou a ser explorada ainda na época da Ditadura Militar, sem levar em consideração os povos que sempre viveram aqui”, afirma Nazaré Rebelo.
Além disso, a professora explica que “o racismo ambiental se coloca para nós cotidianamente, não só em relação às populações quilombolas, mas em relação às populações indígenas também. Ele se manifesta quando o Estado vai em busca de um local com a implantação de um grande projeto, para desconsideração dessas populações no seu cotidiano, na sua vida, na sua interação com a natureza, na sua interação entre a própria população”.
Ainda de acordo com Nazaré Rebelo, o racismo ambiental se manifesta quando populações que não têm poder político-econômico relevante são totalmente desconsideradas no contexto das grandes obras que se constroem historicamente na Amazônia. Como exemplo, a professora cita o aterro sanitário construído no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, onde a população local não foi pensada como importante na configuração daquele local e daquele território.
Para entender melhor a questão do Racismo ambiental na Amazônia, não perca esta edição do UFPA Pesquisa. O programa vai ao ar toda quinta-feira, às 11h, com reprise terça-feira, às 20h.
Apresentação, produção e roteiro: Fabrício Queiroz
Gravação e montagem: João Nilo
Supervisão e edição: Elissandra Batista
Imagens: https://cimi.org.br/2021/08/brasilia-comanda-avancos-garimpos-desmatamento-brasil-ii/