Conflitos na Ucrânia

Atenção vestibulandos!! O UFPA na Madrugada agora é o Sintonia Enem. Com a mudança no nome, o programa também está em novos dias e horários, sempre de segunda a domingo, às 15h. E nessa primeira edição pós-mudanças, o professor de geografia Kevin Gabriel conversa com o jornalista Fabrício Queiroz sobre os Conflitos na Ucrânia.

Gravado antes do presidente russo Vladimir Putin declarar guerra bombardeando a Ucrânia, no Sintonia Enem, o professor Kevin lembra que “todo o leste europeu um dia foi a chamada União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a ex União Soviética. E dentro desse contexto você tinha a Rússia como a maior potência, e logo depois a Ucrânia”.

Ainda de acordo com o professor, o embate entre Rússia e Ucrânia é desigual porque a Rússia tem um enorme potencial bélico. “O que acontece é o seguinte: você tem ali dentro da Ucrânia uma divisão entre a população. Tem uma galera que é pró-Rússia, ou seja, quer que a Ucrânia e a Rússia tenham relações mais íntimas. E tem uma outra galera que é pró-mundo ocidental, ou seja, quer uma proximidade maior da Ucrânia com os países da União Européia. E, assim, a Ucrânia tem tentado cada vez mais se aproximar dos os países do ocidente. E a Rússia demonstrou seu descontentamento com essa situação”, explica o professor de geografia.

Kevin Gabriel ressalta, ainda, que, em um mundo globalizado, a guerra entre Rússia e Ucrânia traz consequências econômicas mundiais. Isso porque a Rússia é uma grande potência na exportação de petróleo e gás natural. Já a União Europeia depende da energia gerada pelo gás natural da Rússia. O Brasil também sofre as consequências econômicas, uma vez que, assim como os demais países da América Latina, também tem acordos comerciais com os russos.

Para saber mais sobre o contexto histórico dos Conflitos na Ucrânia, não perca esta edição do Sintonia Enem, com o professor de geografia Kevin Gabriel. Lembrando que o programa vai ao ar de segunda a domingo, às 15h.

Apresentação: Fabrício Queiroz

Produção e roteiro: kelly Pinheiro

Gravação e montagem: João Nilo

Supervisão e edição: Elissandra Batista

Imagem: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60613573 

  

Compartilhe !

Id:10031