Impactos Socioambientais em Barcarena e no Marajó

Nesta edição, o Universidade Multicampi fala sobre impactos socioambientais em Barcarena e Marajó. No programa, recebemos o professor doutor Eunápio Dutra do Carmo, docente da Faculdade de Serviço Social, no campus Breves.

O professor define que impacto socioambiental descreve tudo aquilo que interfere na dinâmica social de um território. Partindo deste princípio, os pesquisadores começam a entender os motivos que geram esses impactos. “O que nós desenvolvemos enquanto pesquisadores da área, de impactos ambientais, é que eles são provocados em função de um modelo de desenvolvimento que é pautado pela extração, que é pautado por gerar commodities nesse processo da dinâmica do capitalismo, que vê na extração das reservas naturais e na sua comercialização, uma maneira de reprodução desse sistema”, declara.

Na Amazônia, o debate sobre esses impactos tem sido acompanhado pelas críticas aos projetos desenvolvimentistas responsáveis pela abertura de rodovias, pelos empreendimentos de mineração, pela implantação de hidrelétricas, entre outros. No contexto local, o docente destaca os reflexos da atividade madeireira, a crise desse modelo exploratório e seu impacto sobre a natureza. “Quem sente o impacto sente para a vida toda. Porque a natureza, o meio ambiente e o território são sistêmicos. Então o sistema econômico logo se remodela, mas a natureza tem essa dificuldade por conta do impacto que fica”, fala Eunápio do Carmo.

Para o pesquisador, a ciência vem questionar a concentração de renda gerada pelo modelo capitalista e consequentemente, seu processo de exclusão. “A pesquisa quer problematizar a ideia de desenvolvimento com aquela pergunta clássica: desenvolvimento para quê e para quem?”.

Durante o programa, o professor Eunápio do Carmo também trata de políticas públicas, do curso de Serviço Social do campus de Breves e da relação necessária entre a comunidade e a universidade. Para saber mais sobre os impactos socioambientais em Barcarena e Marajó, não perca esta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção e roteiro: Helando Fragoso

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.