Nesta edição do Universidade Multicampi conheça um projeto desenvolvido por professores do campus da UFPA em Cametá que propõe um modelo de predição de casos do novo coronavírus no Brasil. O nosso entrevistado é o professor da Faculdade de Sistemas de Informação e mestre em Ciência da Computação, Elton Sarmanho Siqueira.
A pesquisa tem como diferencial a coleta dados da dinâmica da população para extrair parâmetros epidemiológicos e, assim, estimar o aparecimento de casos de Covid-19 em um horizonte de curto prazo. O estudo elaborado foi recentemente publicado na revista científica IEEE Latin America Transactions e apresentou eficácia diante, por exemplo, dos dados reais de contaminação disponibilizados pelo Ministério da Saúde.
De acordo com Elton Sarmanho, o estudo é uma demonstração da contribuição que a ciência tem dado para a gestão da pandemia. “O nosso trabalho estima cenários de sete dias. A importância desse tipo de trabalho é que ele possa fornecer dados com uma grande taxa de acerto e confiáveis para que os gestores públicos possam ter uma visão rápida e com baixo índice de erro diante da magnitude do problema para que, de forma correta e embasada, eles possam implementar as políticas públicas que buscam minimizar o impacto dessa disseminação da Covid”, afirma o pesquisador.
Ao longo da entrevista, o professor explica como são desenvolvidos os modelos matemáticos de predição de casos do novo coronavírus e como eles têm sido utilizados, além de abordar os desafios de fazer ciência em um cenário político que desvaloriza a produzir conhecimento. Para conhecer mais sobre esse projeto, confira o programa.
Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Ana Rosa Batista e Fabrício Queiroz
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h