Ações da Saest de apoio à saúde emocional

“Ações da SAEST de Apoio à Saúde Emocional – 12.10.20”

Rádio Web UFPA

UFPA – Entrevista

Nesta edição do UFPA Entrevista, a Rádio Web UFPA recebe o professor Ronaldo Araújo, superintendente de Assistência Estudantil, para falar sobre as ações da Saest de apoio à saúde emocional dos estudantes no período de Ensino Remoto Emergencial.

A Superintendência de Assistência Estudantil (Saest) tem como objetivo atender o estudante da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica e, com o início da pandemia de coronavírus, teve seu atendimento reorganizado para que todos os alunos fossem acolhidos. Nesse sentido, alguns serviços que já eram oferecidos foram reorganizados para que funcionem na modalidade a distância.

Esse é o caso do plantão psicológico, que agora funciona via videochamada permitindo que os alunos que não podem frequentar a universidade continuem utilizando esse serviço. Para ter acesso, é necessário que o estudante faça um agendamento pelos números de Whatsapp (91) 981840694 e 985494192, nos dias de segunda-feira, das 14h às 17h, e de terça-feira, das 8h30 às 12h.

Outra ação de apoio à saúde emocional dos estudantes é o acolhimento psicoeducacional destinado a quem enfrenta dificuldades que possam afetar a rotina de estudos. Nesse caso o atendimento é via chat no site da Saest e ocorre de segunda a quinta-feira, no horário das 9h às 12h.

“O que a gente verifica nesse momento é um crescimento do sofrimento. A própria situação de pandemia e isolamento provocam uma certa angústia, uma certa situação de sofrimento e é preciso que a gente esteja em condições de dar um suporte adequado para os nossos alunos”, explica o professor Ronaldo Araújo, que também informa sobre o trabalho de produção de uma cartilha que ajuda os professores a identificarem situações de sofrimento.

Além dessas ações, a Saest mantém um Auxílio Alimentação Emergencial para auxiliar aqueles que dependem do Restaurantes Universitário e um auxílio voltado aos estudantes PcDs. “Em especial agora, com o Ensino Remoto Emergencial, nós disponibilizamos um auxílio que permite a aquisição tanto de equipamentos de internet, computadores e tablets, ou equipamentos de tecnologia assistiva que vão permitir aos alunos PcDs o acesso ao Ensino Remoto Emergencial da forma mais adequada”, destaca Ronaldo Araújo.

Para saber mais sobre as ações de apoio à saúde emocional e outras iniciativas da Saest disponíveis à comunidade acadêmica, confira esta entrevista.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Áurea Garcia
Gravação e montagem: João Nilo
Direção: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Entrevista vai ao ar todas às segundas-feiras e quartas-feiras, às 15h, e nas terças e quintas às 19h.