Modelo de predição de casos do novo Coronavírus no Brasil

Nesta edição do Universidade Multicampi conheça um projeto desenvolvido por professores do campus da UFPA em Cametá que propõe um modelo de predição de casos do novo coronavírus no Brasil. O nosso entrevistado é o professor da Faculdade de Sistemas de Informação e mestre em Ciência da Computação, Elton Sarmanho Siqueira.

A pesquisa tem como diferencial a coleta dados da dinâmica da população para extrair parâmetros epidemiológicos e, assim, estimar o aparecimento de casos de Covid-19 em um horizonte de curto prazo. O estudo elaborado foi recentemente publicado na revista científica IEEE Latin America Transactions e apresentou eficácia diante, por exemplo, dos dados reais de contaminação disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Elton Sarmanho, o estudo é uma demonstração da contribuição que a ciência tem dado para a gestão da pandemia. “O nosso trabalho estima cenários de sete dias. A importância desse tipo de trabalho é que ele possa fornecer dados com uma grande taxa de acerto e confiáveis para que os gestores públicos possam ter uma visão rápida e com baixo índice de erro diante da magnitude do problema para que, de forma correta e embasada, eles possam implementar as políticas públicas que buscam minimizar o impacto dessa disseminação da Covid”, afirma o pesquisador.

Ao longo da entrevista, o professor explica como são desenvolvidos os modelos matemáticos de predição de casos do novo coronavírus e  como eles têm sido utilizados, além de abordar os desafios de fazer ciência em um cenário político que desvaloriza a produzir conhecimento. Para conhecer mais sobre esse projeto, confira o programa.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Ana Rosa Batista e Fabrício Queiroz
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h