Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas (NUPEIA)

Nesta edição, o Universidade Multicampi trata do trabalho do Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas: Arte, Cultura e Educação de Crianças em Diferentes Contextos (NUPEIA). A convidada é a professora do Instituto de Ciências da Arte (ICA), Simei Andrade.

O NUPEIA, atua investigando as diversas práticas culturais da infância existentes na região metropolitana de Belém, no Marajó e na região Bragantina. Reconhecendo a multiplicidade cultural presente na região amazônica, o grupo busca conhecer e compreender as particularidades dos lugares estudados, colocando as crianças como atores sociais e dando espaço para que elas falem sobre seu lugar na cultura.

Durante o programa, se evidencia a importância de se ouvir as crianças ao se falar de infância. Tendo em vista que, por muito tempo, os sujeitos ouvidos eram adultos, o NUPEIA se propôs a oferecer ao público infantil um espaço de expressão para que ele seja escutado e compreendido.

As pesquisas direcionadas ao entendimento da infância são temas de interesse da professora Simei Andrade desde o ano 2000. Ao longo dessa trajetória ela afirma que pode observar experiências singulares da infância na Amazônia, como a das crianças ribeirinhas do município de Curralinho, no arquipélago do Marajó.

Os resultados desse e outros trabalhos podem ser conhecidos nas produções do grupo. As mais recentes são os livros “Educação Lúdica – Práticas reflexivas e criativas”, das professoras Simei Santos Andrade e Mariana Marques Kellermann; e “Infância da Amazônia Marajoara: Práticas Culturais no Cotidiano das Crianças Ribeirinhas”, de Simei Andrade, que serão lançados nos dias 9 e 14 de novembro, respectivamente.

Para saber mais do trabalho de pesquisa do Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas, não perca essa edição do Universidade Multicampi.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Ana Rosa Batista
Foto: Acervo Simei Andrade

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h