Plano de Manejo da RESEX Caeté-Taperaçu

Nesta edição do Universidade Multicampi, o assunto é o Plano de Manejo na RESEX Caeté-Taperaçu. Localizada no município de Bragança, a RESEX foi criada em 2005 com o objetivo de promover a utilização sustentável dos recursos naturais em aliança com a preservação da cultura e dos valores das populações tradicionais.

A Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu abrange 42 mil hectares, em 177 quilômetros compostos por manguezais, campos salinos, restingas, igarapés, rios, praias, ilhas e estuários, além de três comunidades: Vila dos Pescadores, Vila do Bonifácio e Vila do Castelo. Os principais beneficiários são pescadores artesanais, ribeirinhos, curralistas, caranguejeiros, marisqueiros, extrativistas e apicultores habitantes da região.

No programa, o convidado é Marcelo Oliveira, doutor em Antropologia e Sociologia Política pela UFPA e técnico em assuntos educacionais do Campus de Bragança. Ele explica que esse projeto é uma continuação da tese de doutorado e buscar discutir aspectos sobre a construção do plano de manejo da reserva marinha Caeté-Taperaçu, enfatizando as contribuições de diferentes atores para o documento e a gestão da Resex.

No bate-papo, Marcelo Oliveira esclarece as funções do plano de manejo, o funcionamento de uma RESEX, os procedimentos para a demarcação de território e a importância do diálogo com a população tradicional.

Conheça mais sobre a realidade da região e os desafios para a gestão do Plano de Manejo da RESEX Caeté-Taperaçuda, além dos projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos por Marcelo Oliveira nesta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção: Joel Cardoso e Roberta Pureza
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Foto: Blog RESEX Marinha Caeté-Taperaçu

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.