Os testemunhos da ditadura militar no Pará

Nesta edição do Universidade Multicampi falamos sobre os testemunhos da ditadura militar no Pará na entrevista com o professor Abílio Pacheco. O pesquisador do campus da UFPA em Bragança coordena o projeto “Do chumbo desfeito em vozes a os testemunhos sobre a ditadura militar no Pará” que partiu de um levantamento de 217 romances que tematizam esse período da história brasileira.

Com mestrado em Letras e experiência em análises de romances, Abílio Pacheco aliou sua proposta ao projeto de pesquisa “A UFPA e os anos de chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985)”, da professora de Edilza Fontes. O trabalho reúne 48 entrevistados que contam sobre sua trajetória de vida e as influências do golpe militar no ambiente universitário.

Com isso, Abílio Pacheco busca unir a literatura e a história para verificar de que forma ocorre o fluxo entre os relatos orais das entrevistas com os textos da historiografia da ditadura militar elaborados pela Comissão da Verdade e os textos literários de Benedicto Monteiro e João de Jesus Paes Loureiro. Um dos objetivos é valorizar os planos de fundo como a memória, a edição, e a seleção de ponto de vista.

No bate-papo com Joel Cardoso, o professor Abílio Pacheco ainda conta sobre suas experiências com o trabalho docente, sua trajetória de formação acadêmica e a atuação em projetos de pesquisa e extensão no campus de Bragança.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção: Joel Cardoso e Graziela Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz.

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.