TV e Educação na Amazônia

O projeto TV e Educação na Amazônia é o tema desta edição do Universidade Multicampi. A pesquisa desenvolvida pelo professopr Ronaldo Rodrigues, do campus da UFPA em Breves, estuda os produtos televisivos midiáticos consumidos por crianças e como eles podem servir de recurso para o ensino e aprendizagem em sala de aula.

O objetivo é analisar e discutir a participação da televisão na Educação Infantil. O estudo TV e Educação na Amazônia investiga a preferência de estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental do município de Curralinho, na faixa etária de 11 a 12 anos. A pesquisa destaca os programas mais assistidos por eles, assim como questões referentes ao tempo de permanência da criança na frente da TV e a forma como assistem esses conteúdos.

Os resultados mostram que, ao contrário do que se imagina, não foram os desenhos animados a primeira opção do público mirim, e sim as telenovelas. Chiquititas e as novelas do horário nobre da Rede Globo foram as mais citadas, enquanto os desenhos animados ocuparam o segundo lugar. Dessa forma, os professores entram na discussão com o posicionamento diante da participação da TV e seus desdobramentos nos conteúdos escolares.

No bate-papo com o apresentador Joel Cardoso, o pesquisador Ronaldo Rodrigues ainda conta sobre sua trajetória acadêmica, linhas de pesquisa, a afinidade pelos estudos com mídia e demais projetos que desenvolvidos no Marajó.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção: Joel Cardoso e Graziela Ferreira
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz.

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.