São Braz, o Complexo da História, da diretora e roteirista Rosana Rodrigues, é o tema desta edição do Escurinho do Cinema. O documentário mostra não apenas um mercado com influências arquitetônicas italianas, mas também repleto de relações históricas e sociais.
Construção inaugurada no dia 21 de maio de 1911, o Mercado de São Braz buscava atender as necessidades comercias da época de funcionamento da ferrovia Belém–Bragança. Encomendado pelo então intendente Antônio José Lemos, foi projetado e executado pelo arquiteto italiano Filinto Santoro.
Com estrutura de ferro e mescla de elementos Art nouveau e neoclássico, o prédio hoje representa a realidade de abandono de muitos espaços da cidade.
Rosana Rodrigues conta que a ideia de produção o documentário surgiu durante as atividades de uma disciplina de graduação, que acabou gerando o filme. Mesmo sendo a primeira experiência de Rosana com audiovisual, São Braz, o Complexo da História foi vencedor da categoria “Na sequência”, na 3ª Mostra Curta Pará Cine Brasil.
No programa, Rosana Rodrigues comenta o processo de produção, a importância da preservação do patrimônio histórico de Belém e como o filme aborda as relações dos trabalhadores e moradores com o Mercado de São Braz. Você pode conferir São Braz, o Complexo da História no video abaixo.
Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Graziela Ferreira
Gravação e montagem: Genard Silva
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
Foto: Agência Belém
O Escurinho do Cinema vai ar todo sábado, às 17hs.
Horários alternativos: Domingo, às 20hs; terça-feira, às 17hs; e quinta-feira, às 14hs.