Dona Ivone Lara

A Grande Dama do Samba é a homenageada desta edição do Memória Musical. Com sua sensibilidade marcante, Dona Ivone Lara se tornou uma das artistas mais representativas para o samba do Rio de Janeiro.

Nascida em 13 de abril de 1922, no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio, Ivone Lara já tinha contato com a música desde a infância. Com os tios aprendeu a tocar cavaquinho e em um coral regido por Lucília Guimarães descobriu seu talento para o canto.

Foi uma pioneira em um universo artístico dominado por homens na primeira metade do século XX. Com o samba “Os cinco bailes da história do Rio”, se tornou a primeira mulher a integrar a ala dos compositores de uma escola de samba.

Além de cantora e compositora, Dona Ivone Lara se destacou na vida também por sua atuação profissional na área de Enfermagem e Terapia Ocupacional, tendo trabalhado por muitos anos no atendimento a pacientes de hospitais psiquiátricos.

Nessa edição do Memória Musical você conhece e relembra composições como “Minha verdade”, “Sonho meu”, “Não me perguntes” e outros sucessos que marcaram a carreira artística de Dona Ivone Lara.

Apresentação: Fabricio Queiroz e Roberta Pureza
Produção e roteiro: Graziela Ferreira
Gravação e montagem: Genard Silva
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O Memória Musical vai ao ar às sextas-feiras, às 17h e 23h.
Horários alternativos: Sábado, Domingo e Terça-feira, às 13h e 22h.

Compartilhe !

Id:4242

Pular para o conteúdo