Laboratório de Desenvolvimento de Ideias

O Laboratório de Desenvolvimento de Ideias, do Instituto de Tecnologia (ITEC) é o tema desta edição do UFPA Comunidade que recebe a professora Jasmine Araújo e os estudantes Deize Maximiano e Kaique da Silva.

No mundo contemporâneo, o conhecimento de informática e do funcionamento das redes de computadores é essencial. Entretanto, muitas escolas não oferecem uma aprendizagem básica sobre o tema, sem estimular a criatividade e a aplicação desses conhecimentos. Para superar esse desafio, o Laboratório de Desenvolvimento de Ideias criou o Projeto de Redes Conectar.

Com o objetivo de capacitar estudantes e incentivar a inovação, o projeto surgiu em 2017 como uma iniciativa de extensão de alunos dos cursos de Engenharia de Telecomunicações e Engenharia da Computação. Seu público alvo são os alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA).

Os universitários atuam ministrando aulas teóricas e práticas aos estudantes da EAUFPA matriculados no curso técnico em multimeios, que tem pelo projeto uma forma de acesso a atividades extracurriculares, além de um ambiente que favorece as relações interpessoais e o desenvolvimento humano.

“O Projeto surgiu de uma necessidade, tanto da Escola de Aplicação quanto da Universidade e dos alunos extensionistas. Ele foi um projeto muito bem aceito porque foi elaborado dentro de várias necessidades que a gente vinha vendo no Brasil todo”, declarou Deize Maximiano. Segundo ela, as metodologias de Paulo Freire são utilizadas como referência para a elaboração dos trabalhos, juntamente com o exemplo de outros trabalhos fora do Brasil, como em Cingapura e na Coréia do Sul.

Com a boa aceitação e os resultados alcançados pelo Conectar ao longo do último ano, o Laboratório de Desenvolvimento de Ideias já prepara a oferta de um novo projeto, O Encode deve começar suas atividades ainda em 2018 e vai atuar na área de programação e desenvolvimento web.

Para conhecer mais sobre as ações do Laboratório de Desenvolvimento de Ideias, os impactos de suas atividades na escola e entre os graduandos da área tecnológica não perca o UFPA Comunidade!

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Bruna Rocha
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira e Genard Silva

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.