Música popular: do gesto ao canto

A necessidade de institucionalizar o canto popular na Escola de Música da UFPA motivou o surgimento do projeto anteriormente denominado “Introdução ao Canto Popular”, um trabalho que deu origem ao primeiro curso técnico nessa área no norte do Brasil.

Coordenado pela professora Joelma Silva Bezerra, o projeto proporciona noções básicas de técnica vocal e também de performance na apresentação.

“Nós preparamos o corpo e a voz dos integrantes, justamente para desenvolver o potencial artístico deles nessa performance de palco, um artista completo. Então ele domina corpo, espaço e voz”, conta a professora Joelma Bezerra.

Para a Alex William, estudante do curso de Licenciatura em Música e bolsista do projeto, a experiencia é une os conhecimentos na área de estudos. “Foi algo muito importante para mim como estudante, pois eu pude ter a oportunidade de usar os conhecimentos que eu vinha adquirindo dentro da sala de aula, juntamente com a minha prática musical, tocando na noite, além da minha vivência em escolas de música”, destaca.

Já a funcionária pública Débora Ribeiro é aluna do “Música Popular: do gesto ao canto”. Ela relata que desenvolveu o potencial musical por meio do projeto, onde desde 2015 se sente muito acolhida. “Foi uma oportunidade para que eu pudesse desenvolver ainda mais o canto, essa arte que estava de uma certa forma adormecida e que as atividades do projeto despertaram em mim”, afirma.