10 anos de Parfor na UFPA

O programa UFPA Ensino apresenta uma edição especial na qual é abordado o marco de 10 anos da adesão da UFPA ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor).

O plano se constitui como uma política pública de combate ao déficit de formação de professores no país. No Pará, em 2007, dados oficiais registraram que somente 10% dos docentes em exercício na educação básica possuía a formação adequada. Diante dessa realidade, no ano de 2009, a UFPA aderiu ao programa lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o compromisso de investir no aperfeiçoamento da formação dos professores da educação básica paraense oferecendo cursos de primeira e segunda graduação para docentes que já estão em atividade.

Desde então, a Universidade Federal do Pará mobilizou faculdades e campi para atingir a meta de formação de 14 mil professores da educação pública. Atualmente, a Universidade fornece 21 cursos de licenciatura pelo Parfor.

Nesta edição especial do UFPA Ensino é apresentado um balanço da atuação da UFPA no Plano, revelando sua contribuição para a melhoria da educação no estado do Pará e na região Norte do Brasil. Ao longo do programa confira depoimentos de licenciadas egressas do Parfor em municípios do interior do Pará, além da discussão realizada nos estúdios da Rádio Web UFPA com a participação do coordenador geral do Parfor na UFPA, professor Márcio Nascimento, e da professora da rede pública estadual, graduada no curso de Licenciatura em Geografia pelo Parfor, Carla Joelma Lopes.

Os convidados puderam construir um panorama histórico do Plano, suas conquistas e desafios. O professor Márcio Nascimento relata, por exemplo, a superação dos questionamentos em torno da qualidade dos cursos, que são ofertados na modalidade intervalar. “Esse processo foi muito interessante porque houve muito debate e já havia uma vasta experiência dentro do processo de interiorização da UFPA, que tem mais de 30 anos. Porém, com o Parfor aconteceu a discussão sobre a qualidade e nós sempre destacamos que o doutor, que é o formador que está dentro da Universidade tem que ter condições de pensar naquilo que é essencial, que pode pinçar em uma turma desse estilo e os resultados foram excelentes”, destacou.

Para Carla Joelma “é um mito a ideia de que porque nos encontramos apenas regularmente durante esse período de férias que a nossa qualificação é comprometida. A trajetória foi muito exitosa para quase todos, nós saímos muito bem qualificados, com elogios, com produção”, analisou a professora que depois da experiência no Parfor seguiu carreira acadêmica e hoje faz doutorado em Geografia.

“Eu sou da primeira turma do Parfor, em Geografia, de 2009. Na época eu lecionava Geografia, mas não tinha formação na área. Quando surgiu o Parfor eu vi a oportunidade de conseguir me habilitar. Concluído o curso, no ano seguinte eu ingressei no mestrado e passei dois anos estudando no mestrado, e no mesmo ano eu ingressei no doutorado. Faz 10 anos que eu estou nesse processo de carreira acadêmica. O Parfor me possibilitou o ingresso e uma carreira de formação continuada muito densa e muito produtiva”, avaliou a professora.

No UFPA Ensino confira ainda os depoimentos das professoras Aurcilene Silva, Maria do Carmo Freitas e Sheyla Costa, respectivamente dos municípios de São Félix do Xingu, Barcarena e Peixe-Boi, que destacam a efetividade do programa para o aperfeiçoamento de suas práticas docentes, além das transformações nas histórias individuais que a experiência proporcionou.

Para saber mais sobre os 10 anos de adesão da UFPA ao Parfor e os resultados dessa iniciativa na educação paraense, você pode acompanhar esta edição do UFPA Ensino e também conhecer mais no site e na fanpage do programa.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Susan Santiago
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O UFPA Ensino vai ao ar às quartas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Sexta-feira, às 19h, e sábado, às 21h.