Desafios da nova gestão do campus de Abaetetuba

Nesta edição, o Universidade Multicampi trata da nova gestão do campus de Abaetetuba. A convidada do programa é a professora Ana Áurea Maia, atual coordenadora-geral do campus.

O campus de Abaetetuba conta com cinco faculdades que oferecem oito cursos para cerca de 1.800 alunos. As formações nas áreas de: Agroecologia, Engenharia Industrial, Física, Letras Língua Espanhola, Letras Língua Portuguesa Matutino e Noturno, Matemática e Pedagogia são principalmente voltados para atender as especificidades da região que possui o comércio como característica marcante da economia local. Por isso, a maioria dos estudantes são moradores da cidade e de outros municípios da região do Baixo Tocantins.

A professora Ana Auréa Maia já almejava se tornar professora da Universidade Federal do Pará quando um concurso para sua área foi oferecido para o campus. Em abril de 2014, tornou-se docente da Faculdade de Engenharia Industrial, onde realiza trabalhos com o ensino, pesquisa e extensão. Ela atuou na direção da Faculdade, assumiu provisoriamente a coordenação do campus em novembro de 2018 e em 2019 foi eleita e empossada como atual coordenadora.

Ana Áurea destaca os problemas que o campus apresenta e os desafios para nova a gestão, entre eles a falta de uma infraestrutura adequada, as dificuldades na captação de recursos para a instituição e a evasão estudantil. Ela fala ainda de como o cenário atual para educação universitária é conturbada, com o contingenciamento de verbas e o baixo orçamento, por exemplo, frisando que o governo brasileiro deve olhar para as universidades como uma oportunidade de futuro para o país.

Para saber mais sobre os desafios da nova gestão do campus de Abaetetuba, não perca esta edição do Universidade Multicampi.
Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Ana Rosa Batista
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Foto: Alexandre de Moraes / Ascom UFPA

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h