Amana Katu

Transformar a vida de jovens em vulnerabilidade por meio do empreendedorismo social é a proposta do projeto Amana Katu. A equipe é formada por alunos de graduação e pós-graduação da UFPA e está desenvolvendo um sistema de captação e aproveitamento da água da chuva.

Nesta edição do UFPA Ensino conheça detalhes da atuação do Amana Katu. Participam do programa os integrantes do projeto: o mestrando em Engenharia Civil Wilson Ferreira, a estudante de Engenharia Biomédica Maitê Marçal, e a graduanda de Biotecnologia Isabel Cruz.

Wilson é aluno líder da iniciativa. Ele acredita que o diferencial do Amana Katu está no impacto social causado pelo projeto. “A gente trabalha com jovens que estão em vulnerabilidade social do movimento República de Emaús. Nós ensinamos a eles como construir o sistema. Além de fornecer capacitações básicas e técnicas”, relata.

O estudante se refere às aulas de oratória, matemática, apresentação em público, técnicas de vendas e de como montar o sistema. O objetivo é prepará-los para a venda dos kits de captação que será uma fonte de renda para esses jovens. Quem tem interesse em entrar na Universidade também recebe orientação sobre como ser aprovado no vestibular.

Isabel Cruz destaca o baixo custo do sistema e o fato de ser adaptado para regiões urbanas, onde geralmente as casas são menores. A parceria com uma indústria de alimentos de Castanhal, que doa o componente mais caro, garante um preço muito menor ao consumidor. Outra parceria importante é com o Instituto Evandro Chagas que realiza os testes de validação de qualidade da água.

Além disso, a jovem ressalta a preocupação que o Amana Katu tem com comunidades que não podem adquirir o produto. “A cada 5 cisternas que nós vendemos, uma nós doamos pra uma comunidade que não tem acesso à essa água e que também não tem como comprar o nosso sistema”.

Em 2017, a equipe recebeu o primeiro lugar no Desafio Inove +, e em 2018 foi selecionada para participar de uma competição da ONU. Desse modo, o Amana Katu possibilita novos aprendizados aos universitários envolvidos. A estudante Maitê Marçal destaca a importância do projeto em sua formação profissional. “Durante a faculdade, eu creio que a gente não precisa restringir ao meio acadêmico, é necessário externar o nosso conhecimento para fazer com que a sociedade se desenvolva em certos âmbitos”.

Para saber mais sobre o Amana Katu e a importância do empreendedorismo social para a formação de novos profissionais, confira esta edição do UFPA Ensino.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Erlane Santos
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O UFPA Ensino vai ao ar às quartas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Sexta-feira, às 19h, e sábado, às 21h.

Compartilhe !

Id:3983

Pular para o conteúdo