Clube de Leitura Tertúlias do Grão-Pará

Clube de Leitura Tertúlias do Grão-Pará está em pauta nesta edição do UFPA Ensino. A ação de ensino e extensão do Laboratório Sertão das Águas – Alfabetização, leitura, escrita, literatura infanto-juvenil, cibercultura e formação docente, a qual visa inserir sujeitos na cultura escrita, incentivando a formação de leitores e escritores por meio da literatura infanto-juvenil.

O Clube de Leitura Tertúlias do Grão-Pará desenvolve atividades para fazer frente a dados alarmantes sobre analfabetismo e analfabetismo funcional no estado do Pará e ao sensível déficit na formação literária da população, refletida no ingresso de alunos na Universidade sem constitui-se leitores previamente. Considerada o nascedouro do leitor, a literatura infantil e infanto-juvenil é o instrumento do clube para desenvolver práticas pedagógicas de formação de leitores, dentro e fora da Universidade.

Para falar sobre o Clube de Leitura Tertúlias do Grão-Pará e analisar os reflexos que atividades desta natureza geram na formação dos leitores e na atividade dos escritores, recebemos a professora Elizabeth Orofino, fundadora do Clube de Leitura de Literatura Tertúlias do Grão Pará, a psicanalista, pesquisadora em literatura e escritora Ninfa Parreiras e o escritor, pedagogo e arte educador, Joécio “Jojoca” Lima.

As atividades do clube Tertúlias do Grão Pará são o ponto de partida para que os entrevistados assinalem o papel fundamental da literatura infantil e infanto-juvenil na inserção do sujeito na cultura escrita. Os convidados também refletem sobre desafios para a formação de leitores e escritores e sobre atitudes que colaboram para o efetivo ingresso do indivíduo no universo da literatura, a partir da família, da escola e da Universidade e destacam a importância de se compreender a literatura para além da formação escolar e do entretenimento, como objeto de compartilhamento entre os indivíduos e meio de formação de uma consciência crítica e obtenção de autonomia.

Para saber mais sobre as atividades do Clube de Leitura Tertúlias do Grão Pará, acompanhe esta edição do UFPA Ensino e curta a página do projeto no Facebook https://www.facebook.com/2133581620206155/.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Susan Santiago
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O UFPA Ensino vai ao ar às quartas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Sexta-feira, às 19h, e sábado, às 21h.