Cultura Digital e Formação de Professores

Tablets, celulares e quadros digitais já fazem parte do cotidiano de muitas escolas. Por isso, a formação específica para uso dos recursos tecnológicos sempre é bem-vinda. Nesta edição do UFPA Ensino, que traz o tema Cultura Digital e Formação de Professores, você acompanha o bate-papo com os professores Benedito Pinheiro (UFPA), Simone Neves (SEDUC) e Bárbara Chagas (UFPA).

A pedagoga Bárbara Chagas é mestranda do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e tem experiência com a formação de professores para utilização de jogos e plataformas virtuais de educação. Ela compartilha experiências exitosas de aproximação entre alunos e professores após a inserção da tecnologia em sala de aula. Para a pedagoga, no entanto, é necessário ficar atento às habilidades dos alunos. “Os alunos não dominam a tecnologia, eles dominam recursos que a tecnologia proporciona, como jogos e redes sociais”.

Professora da SEDUC e coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), Simone Neves, também destaca o papel dos professores nesta nova configuração. “A tecnologia, por si só, não vai desenvolver e nem qualificar o trabalho realizado. Ela precisa concretamente da mediação do professor e de um planejamento efetivo”. Por isso, no âmbito da rede estadual, o NTE atua proporcionando aos professores formação específica na área.

No programa, o professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA, Benedito Pinheiro, explica que na literatura da informática educativa se observa uma série de propostas pedagógicas que valorizam uma maior participação dos alunos no processo de aprendizagem. “É a ideia do superar incorporando, isto é, superar algo ultrapassado, mas incorporar o que ainda é válido, trazendo novas perspectivas, ouvindo mais a voz do aluno, abrindo espaço para o diálogo, por exemplo”.

Para saber mais sobre a importância da formação dos professores para a cultura digital, conhecer experiências bem-sucedidas e como tornar a tecnologia aliada do processo educacional, ouça esta edição do UFPA Ensino.

Apresentação, produção e roteiro: Erlane Santos
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Foto: Arquivo Ministério da Educação

O UFPA Ensino vai ao ar às quartas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Sexta-feira, às 19h, e sábado, às 21h.