Olímpiada Brasileira de Matemática

“A Matemática está em tudo” é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que em 2017 acontece no período de 23 a 29 de outubro em todo o Brasil.

No clima da programação, esta edição do UFPA Ensino destaca a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que tem como principal objetivo revelar talentos para a Matemática no País.

Para o bate-papo, convidamos a coordenadora do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) na UFPA, professora Rúbia Nascimento, e o professor de Matemática do IFPA, Gilvan Souza, que em 2015 foi premiado pelo trabalho desenvolvido em uma escola estadual, em Ananindeua.

Um dos benefícios da OBMEP aos medalhistas dos ensinos fundamental e médio é uma bolsa de iniciação científica júnior, com aulas presenciais na Universidade. “Os alunos conversam com os professores da UFPA, resolvem questões juntos. Eles passam o dia na instituição, com toda a estrutura necessária. E essa experiência de estar dentro da Universidade, aos 11, 12 anos, encanta muito os estudantes”, relata a professora Rúbia Nascimento.

A OBMEP oferece ainda aos professores diversas ferramentas, incluindo jogos e recursos específico, para auxiliar no processo de aprendizagem e melhorar a relação dos alunos com a disciplina. O professor Gilvan Souza sabe disso e aproveita os recursos disponíveis. Aos sábados, ele dá aulas extras em uma escola de Ananindeua com o material disponibilizado pela OBMEP.

A iniciativa é voluntária e já teve bons resultados. Em 2015, o professor foi premiado na Olimpíada e um dos alunos ganhou medalha de bronze na competição. Apesar das conquistas, ainda há desafios. “A estrutura escolar é primordial. Por exemplo, no projeto OBMEP na Escola, os alunos recebiam um login e uma senha para acessar o conteúdo na internet, mas nem todos tinham acesso e a escola não tinha laboratório”, lamenta Gilvan Souza.

As novidades da OBMEP 2017 e dicas para os estudantes se preparem para as provas também estão na pauta desta edição do UFPA Ensino.

 

Apresentação e produção: Erlane Santos

Supervisão e Edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz.

Gravação e montagem: João Nilo Ferreira.

 

O UFPA Ensino vai ao ar todas as quartas-feiras, às 10h e 21h.

Horários alternativos de exibição: sexta-feira, às 19h. / Sábado, às 21h.

 

 

Compartilhe !

Id:2535

Pular para o conteúdo