Revisão de Redação para o Enem 2021

Nesta edição do UFPA na Madrugada, acompanhe uma revisão de Redação para o Enem 2021. A convidada do programa é a professora Ana Vitória Dias Lima, que dá aulas de Redação no Projeto Universidade Aberta (PUA) e no curso preparatório Redacionar.

Ao longo do programa, a professora Ana Lima alguns pontos importantes para a preparação de um bom texto. Ela afirma que a escrita da redação começa na leitura e análise dos textos de apoio, que estão ali para motivar o aluno, ou seja, suas informações não devem ser reescritas na redação. No momento de criação do texto, o aluno deve mostrar seu repertório de vida, seus conhecimentos em diversas áreas, seja por meio da citação de um filme, música, a legislação brasileira ou referências de outras disciplinas. Nesta ocasião a interpretação de texto é fundamental.

Nesta revisão de Redação para o Enem 2021, Ana Lima destaca também como deve ser o planejamento estrutural do texto. A professora explica que o Exame Nacional do Ensino Médio cobra a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, por isso o estudante precisa desenvolver uma tese, abordar as problemáticas e propor soluções para os problemas colocados na discussão.

A professora também dá dicas sobre como os assuntos que devem ser estudados na preparação para a prova, priorizando uma abordagem para os eixos temáticos e o mapeamento sobre as políticas públicas adotadas no último ano pelo Governo Federal. Logo, é necessário dedicar tempo à leitura e à atualização.

Além disso, a professora Ana Lima fala sobre a importância do controle emocional nesta reta final de preparação. Para ela, estar bem consigo mesmo e com seus familiares, por exemplo, é primordial para conter a ansiedade e realizar uma boa prova.

Para conferir os detalhes das dicas da professora Ana Lima nesta revisão de Redação para o Enem 2021, confira a íntegra deste programa. Você também pode acompanhar o trabalho da docente pelo perfil @cursoredacionar.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Kelly Pinheiro
Gravação e montagem: Denize Ramos

O UFPA na Madrugada vai ao ar todo sábado às 00h.
Horários alternativos: Domingo, às 21h e terça-feira, às 21h