Cultura escolar radiofonica no Pará

O Universidade Multicampi desta semana conversa com Rogério Andrade Maciel, professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, no campus universitário de Bragança. Ele fala sobre o projeto “A cultura material escolar radiofônica do estado do Pará”.

Como parte da pesquisa de doutorado, o projeto busca analisar o rádio na Amazônia Paraense, a partir das experiências do sistema educativo radiofônico de rádios de Bragança, Santarém e Belém.

A pesquisa tem base na cultura material escolar existentes entre as décadas de 1960 e 1980 e busca analisar, também, como essas experiências davam proposição à formação do currículo radiofônico.

No bate-papo com o professor Joel Cardoso, Rogério Andrade fala dos objetos escolares encontrados nas três escolas radiofônicas e da concepção de currículo radiofônico. Entre esses objetos estudados estão as cartilhas utilizadas para a alfabetização e escolarização de jovens e adultos. A linha de pesquisa é voltada para a história da educação deste público.

O pedagogo fala, ainda, dos resultados obtidos, bem como da construção do currículo pedagógico e políticas de formação de professores.