Educação Ambiental e Saúde em Vilas do Nordeste Paraense

Nesta semana o Universidade Multicampi apresenta o projeto “Educação Ambiental e Saúde em Vilas do Nordeste Paraense”. No programa o professor doutor Joel Cardoso conversa com a professora Zilah Terezinha de Souza Araújo, mestra em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará e docente do curso de pedagogia da Faculdade de Educação do Campus de Bragança, para falar sobre o projeto de pesquisa que desenvolve em comunidades da região bragantina.

Na entrevista, a professora Zilah Araújo fala sobre o surgimento desse projeto que estuda a mulher enquanto promotora da saúde através das plantas medicinais nas comunidades de Vila Nova e Treme. O interesse pelas comunidades veio da vontade de pesquisar sobre a participação das mulheres na questão econômicas de suas famílias, passando pelas coletoras de massa de caranguejo das comunidades até chegar nas mulheres que usam ervas para tratamentos medicinais. Na conversa a professora Zilah Araújo fala ainda sobre sua trajetória com atuação em pedagogia, formação em Serviço Social, além da docência e formação de professores.