Faculdade de Letras em Cametá

Esta edição do Universidade Multicampi recebe o professor Jorge Domingues Lopes. Na entrevista, ele trata das ações desenvolvidas pela Faculdade de Letras em Cametá.

Jorge Domingues Lopes desenvolve estudos sobre o idioma francês e línguas indígenas. Na conversa com o apresentador Joel Cardoso, o linguista relata sobre a trajetória acadêmica e os desafios de estudar e ensinar uma língua estrangeira como o francês na Amazônia.

O professor destaca durante o bate-papo a importância do respeito às línguas, sua riqueza e complexidade, segundo ele responsáveis por disseminar ideias e aspectos culturais. “A língua não como algo que foi transmitido durante muito tempo por meio da gramática, com um conjunto de regras como algo estático. Mas como uma coisa que é viva, é dinâmica que em grande medida constrói o que nós pensamos, ela permite que nós possamos dizer o mundo de uma determinada posição”.afirma.

Durante o programa, também conheça o projeto de pesquisa ‘‘Documentação e análise de línguas indígenas e não indígenas e as interfaces culturais’’. Não perca!

Apresentação: Joel Cardoso
Produção: Joel Cardoso e Graziela Ferreira
Foto: Alexandre de Moraes / Ascom UFPA

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.