Formação continuada de professores de língua portuguesa

Formação continuada de professores de língua portuguesa é o título do trabalho de Joaquim Maia, da Faculdade de Letras da UFPA.

De acordo com o professor, a formação científica deve estar sempre aliada a formação do indivíduo enquanto cidadão e contemplar as diversas realidades do ser humano.

Assim, a formação continuada carrega consigo o poder de transformar o fazer pedagógico dos professores e, consequentemente, a forma como os alunos constroem o conhecimento sobre o mundo.

Daí a importância de cada vez mais se problematizar a necessidade dos professores perceberem a realidade nos quais estão inseridos os alunos para que, dessa forma, sejam elaboradas estratégias de aprendizado, com a participação de toda a comunidade escolar.

Nesta edição do programa Universidade Multicampi, Joaquim Maia também relata um pouco da trajetória dele enquanto coordenador do Parfor, além da sua luta sindical por educação de qualidade.

Texto: Graziela Azevedo

Apresentação, produção e gravação: Joel Cardoso

Edição: João Nilo Ferreira

Supervisão: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O Universidade Multicampi vai ao ar todas as terças-feiras, às 10h e 21h.

Horários alternativos de exibição: quinta-feira, às 15h / Sábado, às 19h.