Curta-metragem Sala de Jantar

Nesta edição do Escurinho do Cinema, o destaque é o curta-metragem Sala de Jantar da concluinte do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, Mariana Moraes.

O curta-metragem se passa durante um almoço de família de classe média alta e retrata problemas existentes no cenário social brasileiro, como preconceito, individualismo e o machismo. Durante o filme, a personagem Sofia se depara com situações em que acaba sofrendo constrangimentos pelos homens da casa. A decisão de estampar tais questões se baseia no desejo de Mariana Moraes, diretora do filme, provocar uma reflexão nos espectadores sobre os fatos levantados.

O projeto dirigido pela discente também contou com a ajuda de uma equipe exclusivamente feminina, onde outras estudantes do curso puderam escolher suas funções para participar da produção. Mariana Moraes afirma que a decisão partiu da percepção de que no meio audiovisual ainda existe certa hierarquização de gênero, com as mulheres ocupando os cargos secundários nas produções.

Sala de Jantar foi indicado para a II Mostra de Filmes Universitários, do 47° Festival de Cinema de Gramado, e acabou selecionado para o evento que ocorreu no dia 19 de agosto deste ano.

A graduanda relata que não esperava por esse reconhecimento e foi uma boa surpresa para toda a equipe. Mariana Moraes relata, ainda, que a parceria entre elas envolvidas no projeto foi fundamental para o resultado da produção, visto que houve diversas dificuldades durante o processo, principalmente no que diz respeito à questão financeira. Ela fala também que seu envolvimento na direção do curta foi uma grande experiência e deu a ela o poder de conseguir expressar seus pensamentos e críticas, que ganharam vida a partir do trabalho em grupo.

O curta vai ser apresentado ao público paraense no Cine Olympia de 5 a 8 de novembro às 18h30 com entrada gratuita. Para saber mais sobre o curta-metragem “Sala de Jantar”, não perca esta edição do Escurinho do Cinema.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Ana Rosa Batista
Gravação e montagem: Lauro Feio

O Escurinho do Cinema vai ar todo sábado, às 17hs.
Horários alternativos: domingo, às 20hs; terça-feira, às 17hs; e quinta-feira, às 14hs