ADUFPA 44 anos: conquistas e desafios

“ADUFPA 44 anos: conquistas e desafios”

UFPA Entrevista

Rádio Web UFPA

ADUFPA 44 anos: conquistas e desafios é o tema em destaque nesta edição do UFPA Entrevista. No programa, a jornalista Elissandra Batista conversa com a professora Joselene Ferreira, diretora da Associação dos Docentes da UFPA, eleita com mais 14 professores para a gestão da  ADUFPA, no período de 2023 a 2025, pela chapa “ADUFPA de Luta e Resistência, Ousadia e Coragem para Sonhar e Esperançar”.

Palavras que marcam a história da ADUFPA ao longo de 44 anos de existência da entidade, que é uma seção do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes). Uma trajetória em defesa da universidade pública, democrática e de qualidade, especialmente, nos últimos 4 anos em que os ataques à ciência, à democracia e às conquistas sociais foram intensificados, no País.

Nesse contexto, a professora Joselene Ferreira ressalta os desafios enfrentados pela categoria, como a desvalorização salarial, e, ainda, a importância da mobilização dos docentes na luta por direitos. “A gente precisa, cada vez mais, pensar em políticas e ações para sensibilizar os professores que podem estar contribuindo para a luta, porque são intelectuais na defesa de direitos, na defesa da educação pública e da não mercantilização da universidade pública”.

Outro assunto em destaque, no UFPA Entrevista, é a relação entre docentes, técnicos, alunos e os movimentos sociais. “Essa é uma das pautas que a gente pretende ampliar nessa gestão, criar uma articulação mais estreita com os movimentos sociais, que precisam dizer para a Universidade quais são as suas demandas, o que a Universidade precisa pensar em termos de tecnologia, de ciência, de arte, etc., que, realmente, possam atender às comunidades, porque eu acho que é essa a função da Universidade”, destaca Joselene Ferreira.

Para saber mais sobre os desafios e, também, as conquistas da Associação dos Docentes da UFPA e, ainda, entender a importância da luta sindical pelos direitos dos trabalhadores, não perca esta edição do UFPA Entrevista.

Apresentação: Elissandra Batista

Produção e roteiro: Denily Carvalho