“Exposição da Biodiversidade 2023”
UFPA Entrevista
Rádio Web UFPA
A Exposição da Biodiversidade (ExpoBio) está em destaque nesta edição do UFPA Entrevista. No programa, a bolsista de jornalismo Lívia Leoni conversa com as professoras, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Maria Cristina Costa e Roberta Cerqueira, e, também, com o estudante August Carvalho, que destacam as novidades da segunda edição da ExpoBio.
O evento ocorre nos dias 06 e 07 de junho de 2023, no espaço denominado Vadião, localizado no campus da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém. De acordo com a organização, a programação da II ExpoBio será marcada por apresentações de trabalhos científicos, atividades lúdicas e culturais, além da venda de produtos e comidas típicas. E, entre as atrações, o Herbário da UFPA estará presente com uma exposição interativa.
“Vamos fazer uma analogia entre os pokémons plantas e as plantas que existem na realidade. A ideia é apresentar alguns pokémons e as estruturas morfológicas, a questão da evolução. E o público vai poder tocar nos pokémons”, explica a professora Roberta Cerqueira, que é a atual coodenadora do Herbário da UFPA.
Aberta a toda comunidade interna e externa, a Exposição da Biodiversidade é uma forma de divulgar e compartilhar um pouco do conhecimento produzido na Universidade. E além dos trabalhos sobre a fauna e a flora amazônica, a ExpoBio também pretende retratar a diversidade humana e cultural da região. E isso estará bem presente nos estandes dos movimentos estudantis da UFPA representados por alunos quilombolas, estrangeiros, LGBTQIA+, indígenas e PCD’s.
E para realizar um evento ainda mais inclusivo e acessível, com interpretes de LIBRAS e um ambiente com poucas barreiras físicas para que não atrapalhe na mobilidade das pessoas PCD´s, a II ExpoBio conta mais uma vez com o apoio da Coordenadoria de Acessibilidade (Coacess).
“Nós alunos e professores vamos ser treinados pela Coacess para receber da melhor forma possível as pessoas PcD’s, para que a gente não cometa nenhuma gafe com expressões capacitistas e mostrar que eles tem sim capacidade e que podem estar em qualquer lugar desde que tenham oportunidade. Além disso, este ano, convidamos algumas pessoas para serem os nosso olheiros e, assim, nos darem feedback sobre acessibilidade e inclusão”, destaca a coordenadora Maria Cristina Costa.
Com toda a expectativa de compartilhar o conhecimento para informar e conscientizar sobre os trabalhos científicos e a biodiversidade existente na maior Universidade do Norte do País, o estudante August Carvalho comenta sobre a experiência de participar pela primeira da programação como membro da equipe organizadora.
“Estou com a expectativa bem alta porque como calouro tem muita coisa que a gente ainda não viu no curso. Então, vai ter muita coisa para aprender, áreas que a gente pode seguir na graduação, ajudar as pessoas a conhecerem as pesquisas, a biodiversidade exposta ali e, até mesmo, despertar o interesse pelas Ciências Biológicas”, ressalta o estudante.
Para ficar por dentro de todos os detalhes da Exposição da Biodiversidade 2023, não perca esta edição do UFPA Entrevista.
Apresentação, produção e roteiro: Lívia Leoni
Gravação e montagem: Denize Ramos e João Nilo
Supervisão e edição: Elissandra Batista
Imagem: https://www.instagram.com/expobioufpa/
Ouça também:
https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-entrevista/i-exposicao-da-biodiversidade/
https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-entrevista/i-feira-de-empreendedorismo-do-biologo/
https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-comunidade/conviva-labev/
https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-pesquisa/monitoramento-de-oncas-pintadas-2/