70 Olhares sobre os Direitos Humanos seleciona roteiros de estudantes

70 Olhares sobre os Direitos Humanos é o concurso que vai selecionar 60 roteiros de estudantes de todo o Brasil para compor uma coletânea de 70 filmes, que será complementada com o trabalho de 10 cineastas convidados.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 30 de outubro. Os roteiros selecionados receberão recursos financeiros para a execução do curta metragem, além de contar com apoio para acessibilidade audiovisual, pela produtora responsável.

O objetivo do concurso é promover a visibilidade sobre os Direitos Humanos no País, por meio da veiculação de filmes de 1 minuto sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. As produções serão distribuídas em DVD, gratuitamente, para instituições culturais e de ensino. Os filmes também poderão ser exibidos em canais de TV, na internet, em mostras e festivais de cinema no Brasil e no exterior.

“O concurso possibilita um espaço de criação e experimentação artística que é ao mesmo tempo de aprendizado. Pois produzindo os roteiros, os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre o que é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os aspectos históricos, o impacto dela na legislação nacional. E é importante que a gente consiga trazer relevância para a Declaração, que completou 70 anos em 2018. Em um contexto de tantas dificuldade, é importante olhar novamente para o que são os Direitos Humanos, como surgiram e para a importância de um documento que forneça essas garantias, do ponto de vista internacional e também nacional”,  avalia a coordenadora do projeto, Adriana Carneiro.

O projeto 70 Olhares sobre os Direitos Humanos é uma realização do Ministério da Cidadania, com a produção do Instituto Cultura em Movimento (ICEM), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP que, desde 2002, atua nas 27 unidades da federação com a missão de ampliar a circulação de produtos culturais através da criação e articulação de redes de distribuição e difusão audiovisual.

Podem participar do concurso estudantes maiores de 18 anos, regularmente matriculados em cursos técnicos, profissionalizantes ou de graduação, em instituições de ensino de todo o Brasil. Para mais informações, os interessados podem acessar o site www.70olhares.org , onde também são realizadas as inscrições, até as 23h59, do dia 30 de outubro.

Serviço:
Inscrições pelo site: www.70olhares.org
Período: 30 de setembro a 30 de outubro de 2019
Acesse aqui ao edital completo