Falar sobre empregabilidade para a população LGBTI+ na Amazônia é uma tarefa que exige grande responsabilidade e estratégia. Pensando em como informar a população paraense sobre ações inclusivas e oportunizar a troca de experiências entre empresas e profissionais, o Programa Empregabilidade e Formação LGBTI+, do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, em parceria com a ONG Olivia, o Instituto Mais Diversidade e o Assaí, realiza no dia 23 de junho, um evento com cursos e palestras a fim de promover novas oportunidades e dicas de como conquistar uma vaga de trabalho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da internet.
“Pensamos nesta programação para que as empresas possam tornar-se espaços de trabalho mais inclusivos e respeitosos. Temos um projeto na UFPA que pesquisa sobre empregabilidade, mas compreendemos que nosso papel é também ajudar a mudar essa realidade. Esta é uma das diversas atividades que pretendemos fazer e estamos muito contentes com o resultado”, afirma Luanna Tomaz, coordenadora do Programa Empregabilidade e Formação LGBTI+, da UFPA.
Na sexta-feira, a programação se inicia com dois módulos de extrema importância: “Gênero, Raça e Sexualidade: Uma perspectiva interseccional” e “LGBTfobia e suas implicações no mercado de trabalho”. Em seguida, os participantes poderão participar de capacitações sobre noções de direito tributário e empresarial, direitos trabalhistas e previdenciários, administração e gerenciamento, além de marketing digital e acesso ao mercado de trabalho. Tais assuntos são cruciais para a população LGBTI+, que muitas vezes não tem condições de acesso a informações mais aprofundadas e cursos para crescimento profissional.
“Falar de diversidade dentro das empresas é um desafio que os gestores devem assumir, pois existe uma agenda à nível nacional e internacional que exige isso. Estamos muito felizes em poder dar este importante passo em relação à empregabilidade para pessoas LGBTI+ na nossa Região. O mercado precisa estar preparado para lidar com a pluralidade e nós estamos dispostos a trazer o conhecimento necessário para tal”, afirma Marcos Melo, presidente da ONG Olivia.
O evento Empregabilidade LGBTI+ na Amazônia é realizado pelo Programa Empregabilidade e Formação LGBTI+ e tem o apoio da ONG Olivia, Instituto Mais Diversidade e Assaí Atacadista: ambas as organizações e empreendimentos já possuem um histórico consistente na luta em prol da inclusão. O Assaí Atacadista, por exemplo, possui iniciativas internas e externas que colaboram para a diversidade em suas lojas. Dentre as ações mais notórias, estão a adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a parceria com a TransEmpregos e o patrocínio à Feira DiverS.A.
Serviço: Empregabilidade LGBTI+ na Amazônia
Data: 23 de junho
Hora: 9h
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas, na UFPA.
Inscrições: https://www.even3.com.br/formacaolgbtbelem/
Texto e foto: Ong Olívia